Estudantes do IFSP-Caraguatatuba assistiram palestra do professor Damineli sobre Eta Carinae
Em 05 de maio de 2017, sexta-feira, entre 22h00 e 23h30, diversos estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no Teatro Mario Covas, onde assistiram a palestra do Prof. Dr. Augusto Damineli Neto sobre Eta Carinae, um sistema estelar binário situado a cerca de 7.500 anos-luz da Terra. O evento foi organizado por uma equipe de professores e servidores da ETEC-Caraguatatuba (com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura), em especial pelo professor Osvaldo Stefanini (docente de física), que teve o apoio crucial da professora Regina Ferro, do professor Adriano Teixeira Bastos Neto, do professor Marcelo Alves Costa e do servidor técnico administrativo Fabio Adamo, dentre outros. Estiveram presentes a este evento o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. Alex Lino, ambos docentes de física do IFSP-Caraguatatuba. Acompanhando o professor Ricardo Plaza estavam seus bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos e também diversos de seus bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, dentre os quais os estudantes de Licenciatura em Física, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael do Nascimento Sorensen.
Estudantes Rafael e João junto com professores Augusto Damineli e Ricardo Plaza
A apresentação do professor Damineli foi precedida pela palestra do Prof. Me. Sandro Andrade (astrofísico e pesquisador de Supernovas) sobre evolução estelar, em especial sobre os diferentes destinos de estrelas com diferentes massas.
Apresentação do professor Sandro Andrade sobre Evolução Estelar
O professor Damineli é um astrônomo e astrofísico brasileiro reconhecido internacionalmente por suas observações da periodicidade de alteração de brilho da estrela dupla Eta Carinae; atualmente ele é professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Ele nasceu em 17 de outubro de 1947 em Ibiporã (Paraná) e obteve o título de bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP em 1973, de Mestre em Ciências em Astronomia pelo IAG-USP em 1976 e de Doutor em Astronomia em 1988 pelo mesmo IAG-USP, tendo feito seu Pós-Doutorado na Itália, entre 1988 e 1990. Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e é um conhecido divulgador científico, tendo escrito diversos artigos de popularização da ciência em diferentes revistas.
Apresentação do professor Damineli sobre Eta Carinae
Eta Carinae é um sistema binário de estrelas muito próximas uma da outra, que só é visível no Hemisfério Sul. O que torna Eta Carinae especial é o seu brilho muito instável, o que faz com que a cada cinco anos e meio ocorra uma diminuição expressiva no seu brilho. Estrelas muito grandes como Eta Carinae (com entre 100 e 150 massas solares) esgotam seu combustível muito rapidamente devido à sua desproporcionalmente alta luminosidade. Espera-se que Eta Carinae possa explodir como uma supernova dentro de algum tempo nos próximos milhões de anos e quando isto ocorrer ela vai brilhar mil vezes mais que a nossa galáxia inteira! Durante sua palestra, o professor Damineli apresentou um excelente vídeo de cerca de 10 minutos sobre suas pesquisas a respeito de Eta Carinae que foi produzido pela “Fapesp Pesquisa”, é intitulado “Eta Carinae: Mais que um eclipse” e pode ser assistido no link: <https://www.youtube.com/watch?v=onx152cZ2pU>.
Imagem do Telescópio Espacial Hubble mostrando Eta Carinae e a Nebulosa Homúnculo em volta da estrela
Após a apresentação, o professor Damineli respondeu a uma série de perguntas feitas pelos presentes. Em especial, o professor Ricardo Plaza que é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, perguntou a respeito de qual é a trajetória acadêmica que deve ter um jovem interessado em se tornar um pesquisador na área da astronomia. O professor Damineli respondeu que uma possibilidade é estudar em um curso de graduação de física ou de matemática e depois realizar uma pós-graduação (mestrado e doutorado) em astronomia ou em astrofísica. Damineli também contou a respeito da dura rotina de sua infância na região rural em uma família em que teve 10 irmãos e de como a sua determinação e a possibilidade de poder estudar em um curso universitário de física em uma instituição pública, gratuita e de qualidade como a USP, auxiliaram-no a transcender a realidade de pobreza em que viveu e a se tornar um importante pesquisador em uma área pela qual se apaixonou.
Professores de física, Osvaldo Stefanini e Ricardo Plaza
O Teatro Mario Covas abrigou muitos interessados, sobretudo jovens estudantes, que passaram a noite e a madrugada participando de atividades sobre diferentes áreas da astronomia, neste evento que foi denominado “Uma noite com as estrelas”.
Parte do público presente no Teatro Mario Covas
Estiveram presentes assistindo a palestra do professor Damineli, estudantes de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, especialmente dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática, mas também dos cursos superiores de Engenharia Civil, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia em Processos Gerenciais, além de estudantes dos cursos técnicos.
Alguns dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba que assistiram a palestra do professor Damineli
Atividades acadêmicas de divulgação científica como estas são importantíssimas para ajudar a despertar o interesse das novas gerações pelo conhecimento científico. A ETEC-Caraguatatuba colaborou de fato para melhorar a formação científica dos jovens de nossa região ao propiciar esta excelente oportunidade para que estudantes de diferentes instituições de ensino pudessem ter acesso a uma atividade com a qualidade e a importância desta palestra inspiradora que foi proferida pelo professor Damineli.
Redes Sociais