Estudantes do Cursinho Popular participam de debate sobre o tema dos refugiados no mundo
No dia 23 de agosto de 2016, terça-feira, pela tarde, a partir das 17:05, a professora-bolsista de redação do Cursinho Popular do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, realizou uma atividade diversificada de preparação para a redação do ENEM tendo como tema a questão dos refugiados no mundo. As atividades diversificadas estão previstas na proposta do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba e têm como objetivo ampliar os horizontes culturais e científicos dos alunos que assistem as suas aulas.
[caption id="attachment_15028" align="aligncenter" width="448"]image1 Professora Ariane durante a atividade diversificada sobre a questão dos refugiados[/caption]
A atividade contou com a participação de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Aline da Silva Oliveira, Mayra Dantas Bueno, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal) e dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que esteve presente também dando apoio à atividade.
As discussões realizadas durante esta atividade procuraram preparar os alunos presentes para enfrentarem uma redação tendo como tema a questão das pessoas que procuram refúgio em países ricos como os Estados Unidos e as nações europeias, seja por motivos políticos, econômicos ou sociais. As intervenções realizadas pelos participantes lembraram que, por exemplo, este é o caso de sírios que fogem da guerra civil em seu país ou de africanos que fogem da situação de miséria onde vivem. De alguma forma, estes imigrantes causam impactos e custos na economia e nas sociedades onde pretendem iniciar uma nova vida, mas por outro lado, eles trazem novos conhecimentos, ampliam a visão de mundo dos locais onde passam a morar e estabelecem pontes e laços com seus países de origem que podem ser aproveitados comercialmente, gerando riquezas para os países que acolhem imigrantes. Há um crescente aumento da xenofobia, do racismo e de manifestações de intolerância nos países desenvolvidos que recebem refugiados, mas esta é uma questão que tem que ser enfrentada politicamente, segundo foi argumentado. Foi ressaltado também que há uma dívida simbólica dos países mais desenvolvidos para com as nações de onde emigram boa parte destes refugiados. Por exemplo, a África foi vítima da escravidão por cerca de quatro séculos e de alguma forma é também responsabilidade dos países ricos, que ganharam muitas riquezas com o modo econômico escravagista, procurarem colaborar para encontrar soluções que melhorem os padrões de vida dos países africanos de modo que eles não “produzam” mais esta imensidão de pessoas dispostas a largar tudo e arriscar a vida tentando a sorte em uma nação europeia ou nos Estados Unidos.
Finalmente, foi lembrada, pelos presentes, a importância do Brasil continuar recebendo refugiados de países em situação problemática, como tem sido nos últimos anos, o caso dos haitianos e sírios. Esta é uma forma de se solidarizar com estes povos e contribuir para encontrar uma solução para os graves problemas pelos quais eles passam.
[caption id="attachment_15029" align="aligncenter" width="448"]image2 Alunos e bolsistas durante os debates sobre refugiados[/caption]
O Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba tem a função de preparar os alunos para os exames de ingresso em cursos universitários, mas também tem a função de ampliar a visão de mundo dos alunos, por meio de reflexões críticas sobre a sociedade em que vivem e sobre as barreiras existentes para que alunos das redes públicas continuem seus estudos em nível superior em instituições de ensino de qualidade. Seu principal objetivo é a formação humana, não somente no que diz respeito aos conteúdos das disciplinas regulares da educação básica, mas também em aspectos culturais, políticos, filosóficos, sociais e éticos.
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