Estudantes do Colégio Dom Bosco participam de atividades educacionais de extensão no IFSP-Caraguatatuba
Na tarde do dia 27 de outubro de 2016, uma quinta-feira, entre 14:00 e 16:45, diversos estudantes do Colégio Dom Bosco visitaram as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde, no auditório, assistiram várias palestras de educação científica e cultural ministradas por bolsistas orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Eles vieram acompanhados pela orientadora educacional Elizabeth Borges.
Estudantes do Colégio Dom Bosco no auditório do IFSP-Caraguatatuba
As atividades de extensão das quais estes estudantes participaram foram organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, Raphael Vitor Koglin Roepcke) e contou também com o apoio dos bolsistas de iniciação científica dos projetos de iniciação científica intitulados “História da ciência, física moderna e cosmologia: uma abordagem interdisciplinar para a educação científica” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os alunos bolsistas que estiveram presentes são orientados pelo professor Ricardo Plaza e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Edificações.
Professor Ricardo Plaza e orientadora educacional Elizabeth Borges
No início, após se acomodarem no auditório, o professor Ricardo fez uma breve apresentação da história do IFSP e dos cursos oferecidos no câmpus de Caraguatatuba. Ele destacou que o IFSP é um lugar adequado para aqueles que gostam de estudar e de aprender sobre novos conhecimentos em áreas científicas, tecnológicas e das humanidades. No caso de estudantes com interesses científicos específicos, foi destacado em particular dois cursos: o curso de Licenciatura em Matemática (existente desde 2011 no período matutino e com duração de 4 anos) e o curso de Licenciatura em Física (que iniciará em fevereiro de 2017 no período noturno e com duração também de 4 anos).
Após estes esclarecimentos iniciais, os alunos presentes então assistiram a palestra intitulada “O cosmos e a gravidade: buracos negros supermassivos”, elaborada pelo licenciando em matemática João Pereira. Durante sua apresentação, foi ressaltado o quanto os conceitos de buraco negro e de buraco de minhoca são frequentes em filmes de ficção científica, tais como “Interestelar” e “Os vingadores”.
João discute temas de cosmologia com os alunos
Na sequência, a bolsista Brenda fez uma apresentação que procurou resgatar a importância da participação feminina na ciência, salientando o quanto é importante para o país que meninas se interessem por ciência e procurem seguir carreiras científicas, até pelo fato de que o Brasil precisa de mulheres cientistas, pois um ambiente científico com diversidade de gênero é mais produtivo, como demonstram diversas pesquisas.
Brenda debate sobre a participação feminina na ciência com os alunos
Em seguida, três bolsistas fizeram apresentações sobre temas específicos. O bolsista Adilson discutiu sobre o filme Matrix e sobre o quanto vivemos em um estado de alienação, em diversos sentidos. O bolsista André discorreu sobre Astrobiologia e o estudo científico das possibilidades de vida fora da Terra. A bolsista Jaqueline abordou o tema do bullying e lembrou o quanto ele está relacionado a ações cruéis que desestruturam a vida de muitos jovens.
Foi lembrado aos presentes sobre o quanto é importante na vida “pensar fora da caixa” e estar aberto para a pluralidade de pontos de vista, até para conseguir compreender melhor o mundo. Exemplos na história não faltam. O físico Galileu desafiou o pensamento convencional de que a Terra estava parada no centro do universo; o naturalista Darwin propôs a ideia revolucionária de que as espécies vivas evoluem por meio do mecanismo da seleção natural; a matemática Emmy Noether no início do século XX, em uma universidade da Alemanha, desafiou as proibições para mulheres lecionarem para estudantes universitários homens que se opunham a isto na época; Martin Luther King desafiou a ideia de que pessoas com peles de cores diferentes não deveriam se casar ou conviver juntas. Por isto, a pluralidade é tão importante e a universidade – e, portanto, o Instituto Federal de São Paulo, em particular – deve ser precisamente um local aberto para o debate respeitoso sobre a sociedade e a natureza.
Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
As opiniões e os pontos de vista manifestados na atividade descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.
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