Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Matemática apresentam experiências de física de baixo custo

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2015, 09h13 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 09h13

Nos dias 21 e 22 de maio de 2015, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) do Câmpus Caraguatatuba, apresentaram experiências de física de baixo custo que eles elaboraram como propostas didáticas para serem realizadas para turmas de ensino médio. As atividades fizeram parte da avaliação que o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira realizou nas disciplinas Interface da Matemática com a Física 1 e 3, ministradas por ele neste curso.

No dia 21 de maio, os alunos da turma do quinto semestre do curso de Matemática, matriculados na disciplina “Interface da Matemática com a Física 1”, apresentaram experiências científicas de baixo custo abordando conceitos da área da mecânica clássica.

A aluna Adriana Cavarzere Taveira da Silva apresentou uma experiência da área de estática que basicamente abordava a respeito do conceito de Centro de Gravidade de um sistema constituído por dois garfos presos por um palito.

Foto 1 Emanuele e Adriana com a experiencia sobre centro de gravidadeFoto 1 Emanuele e Adriana com a experiencia sobre centro de gravidade

Os alunos Marta Alves de Lima Moura, Jessica Mariana Mendonça das Neves e Leandro Carvalho Julio apresentaram uma experiência sobre conservação do momento angular, segundo a qual uma roda que gira continua na vertical mesmo que nenhuma força esteja agindo para impedi-la de cair. Esta lei de conservação explica o funcionamento do equipamento denominado “giroscópio”.

Foto 2 Marta, Jessica e Leandro com a experiencia sobre momento angularFoto 2 Marta, Jessica e Leandro com a experiencia sobre momento angular

Os estudantes Nicolas Marlon Rocha Quinto e Adison Timotio Silva apresentaram a experiência do estilingue de minifoguete, segundo a qual um foguete feito de cartão é lançado por meio de um elástico; o objetivo principal foi trabalhar com os conceitos de impulso, tempo de contato de uma força, energia potencial elástica e energia cinética.

Foto 3 Nicolas e Adison com a experiencia do estilingue de minifogueteFoto 3 Nicolas e Adison com a experiencia do estilingue de minifoguete

A estudante Elizabete Lins da Silva apresentou uma experiência de hidrostática na qual procurou avaliar como a força de empuxo sobre um corpo flutuando depende da densidade da água que pode ser variada alterando-se a quantidade de sal diluída nela.

Elizabete com a experiência de hidrostáticaElizabete com a experiência de hidrostática

Os alunos Marcio Oliveira de Morais Junior e Vinicius Bispo dos Santos apresentaram um experimento de cinemática para a determinação da velocidade média desenvolvida por carrinhos de fricção em diferentes situações; esta experiência também trabalhou com questões sobre as medições de distâncias e tempos.

Marcio e Vinicius com o experimento de cinemáticaMarcio e Vinicius com o experimento de cinemática

O aluno Johnne Oliveira dos Santos apresentou um experimento que envolve o conceito de inércia de uma moeda sobre um cartão que ao ser puxado subitamente faz com que a moeda caia no copo que está imediatamente abaixo dela.

Johnne com a experiência sobre inérciaJohnne com a experiência sobre inércia

No dia 22 de maio, os alunos da turma do sétimo semestre do curso de Matemática matriculados na disciplina “Interface da Matemática com a Física 3” apresentaram experiências científicas de baixo custo abordando conceitos de eletromagnetismo.

Os estudantes Nicolas Marlon Rocha Quinto e Adison Timotio Silva apresentaram uma experiência sobre como acender uma lâmpada fluorescente sem usar fios, mas somente pela eletrização por atrito.

Nicolas e Adison com a experiência em que acendem uma lâmpada ao eletrizá-la por atritoNicolas e Adison com a experiência em que acendem uma lâmpada ao eletrizá-la por atrito

Os estudantes Francisco Sérgio da Silva Junior e Wilton dos Santos Vieira apresentaram uma experiência sobre associação de resistores em que quatro bocais são montados em um compensado de madeira, sendo que dois estão em série e dois estão em paralelo; os efeitos sobre diferentes lâmpadas colocadas nestes bocais são meticulosamente avaliados. Este experimento estimula a construção de hipóteses explicativas prévias que são testadas experimentalmente.

Francisco e Wilton com a experiência sobre associação de resistoresFrancisco e Wilton com a experiência sobre associação de resistores

Os alunos Higor Maluta, Lucas Conelian de Oliveira e Rosana Batista Teixeira Limonta, apresentaram a experiência da bússola de baixo custo, feita com uma pequena agulha imantada sobre um diminuto pedaço de papel fino flutuando sobre a água.

Higor, Lucas e Rosana com a experiência de bússola de baixo custoHigor, Lucas e Rosana com a experiência de bússola de baixo custo

As alunas Glauce de Oliveira Santos Silva e Kimberly Souza dos Santos apresentaram uma experiência em que montaram um pequeno motor elétrico com um fio de cobre, uma pilha e um imã.

Glauce e Kimberly com o experimento de montagem de um pequeno motor elétricoGlauce e Kimberly com o experimento de montagem de um pequeno motor elétrico

As alunas Luciene dos Santos Silva e Natália Barros Ferreira apresentaram uma experiência sobre o efeito Joule, na qual duas pilhas são ligadas por fios a uma palha de aço que queima devido à liberação de calor.

Luciene e Natália com o experimento sobre efeito JouleLuciene e Natália com o experimento sobre efeito Joule

Finalmente, os alunos Julio Manoel de Campos Souza e Thais Cristina de Souza apresentaram a experiência de levitação eletrostática, na qual uma bexiga cheia de ar, ao ser atritada ao cabelo, consegue fazer flutuar acima dela um anel feito de sacola de plástico que também é atritado ao cabelo.

Julio e Thais com a experiência de levitação eletrostáticaJulio e Thais com a experiência de levitação eletrostática

O principal objetivo destas atividades foi salientar o caráter experimental da Física, de modo a estimular nos futuros professores a iniciativa de sempre que for possível realizar demonstrações experimentais dos conceitos trabalhados em sala de aula, pois, mesmo na ausência laboratórios científicos e com materiais de baixo custo, é possível realizar experiências que terão grande valor educacional para a formação dos alunos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página