Estudantes das Licenciaturas em Física e Matemática do IFSP-Caraguatatuba participaram do Arduino Day em São Paulo
No dia 01 de abril de 2017, sábado, dois estudantes do curso de Licenciatura em Física – Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rodrigo Henrique Revelete Godoy – e dois estudantes do curso de Licenciatura em Matemática – João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos – do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram na cidade de São Paulo participando de diversas atividades do “Arduino Day 2017”, um evento em escala planetária. O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba acompanhou estes estudantes e também participou juntamente com eles das atividades do evento.
João, Ricardo, Astrogildo, Rodrigo, Kauã e Rafael
O Arduino Day 2017 foi um evento mundial que aconteceu em 78 países e que na cidade de São Paulo ocorreu no câmpus de São Paulo do IFSP e no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dentre outros. Informações específicas sobre este importante evento podem ser obtidas em: <https://day.arduino.cc/>. O arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador com microprocessador, memória, suporte de entrada e saída embutido e uma linguagem de programação padrão. O seu objetivo é criar ferramentas que são acessíveis, de baixo custo, flexíveis e fáceis de usar por artistas, amadores, educadores e principalmente pelas pessoas que não teriam alcance a equipamentos mais caros e mais complicados. Mais informações sobre o arduino podem ser obtidas em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino>.
Professor Astrogildo durante oficina sobre o uso do arduino no ensino de física
Pela manhã e no início da tarde, os estudantes do IFSP-Caraguatatuba, juntamente com o professor Ricardo Plaza, participaram de atividades do Arduino Day 2017 que ocorreram no câmpus de São Paulo do IFSP; a programação destas atividades está disponível em: <https://spo.ifsp.edu.br/menu/70-menu-principal-eventos-no-campus/867-arduino-genuino-day-2017>.
A partir das 9h00 da manhã, eles participaram da oficina “Uso da Plataforma Arduino no Ensino de Física” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Astrogildo de Carvalho Junqueira (docente de física da instituição) juntamente com bolsistas que o auxiliaram, em um laboratório de física do câmpus São Paulo do IFSP. Durante esta oficina foi dado destaque para diversas aplicações da plataforma arduino em atividades experimentais do ensino de física.
Experiência com trilho de ar e o uso de um sensor de ultrassom acoplado a um arduino
Uma das atividades interessantes do período vespertino foi a exibição do “cicloscrito” desenvolvido por George Rufato. O funcionamento deste equipamento que imprime com água, pode ser melhor compreendido pelo vídeo: <https://player.vimeo.com/video/177855896>.
Cicloscrito
O clicloscrito é um equipamento controlado por arduino e montado sobre uma bicicleta que imprime frases com água no chão! Na demonstração realizada em uma área aberta do câmpus de São Paulo do IFSP, foi impressa a conhecida frase do físico, escritor e divulgador da ciência Carl Sagan: “Somos poeira das estrelas”. Foi impressa também a frase: “Quanto tempo leva para sua memória apagar”.
Impressão com água no chão do câmpus de São Paulo do IFSP
Outra atividade muito produtiva foi a palestra de Live Coding (Programação ao vivo) de um robô (carrinho) seguidor de uma linha preta desenhada em uma mesa, utilizando a plataforma arduino; a apresentação coube a uma equipe do time de robótica do Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do câmpus de São Paulo do IFSP para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Palestra com live coding de um robô seguidor de linha proporcional
No meio da tarde, os estudantes do IFSP-Caraguatatuba se locomoveram para o Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde ocorreram diversas atividades sobre a plataforma arduino, dentre as quais oficinas e palestras.
Professor Ricardo, Kauã, Rodrigo, João e Rafael no Centro Cultural São Paulo
No 2º subsolo do CCSP, ocorreram diversas oficinas que procuraram trabalhar com aplicações eletrônicas em áreas educacionais, científicas e artísticas. O “Garoa Hacker Clube”, por exemplo, realizou uma oficina sobre robótica e programação com arduino que contou com a colaboração na sua execução de Maurício Mudrik e João Adriano Freitas, dentre outros. Mais informações podem ser obtidas em: <https://garoa.net.br/wiki/P%C3%A1gina_principal>.
Mauricio, Ricardo e João Adriano em atividades do Garoa Hacker Clube
Em outro espaço, o PandoraLab fez a exibição de alguns produtos, dentre os quais o “drawdio”, um equipamento eletrônico simples e montado sobre um lápis que permite “desenhar sons” e também verificar que o grafite conduz eletricidade, em uma fusão de tecnologia, arte e ciência. O drawdio foi desenvolvido a partir de um projeto elaborado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology): <http://drawdio.com/>. O PandoraLab é um grupo de “makers” (“fazedores”) que procura estimular a criatividade e desmistificar a tecnologia, a partir da ideia de que o melhor jeito de aprender é fazendo você mesmo. Na página “Aprenda” de seu site há diversos tutoriais que podem auxiliar os interessados em aprender a trabalhar com arduino e sensores em geral: <https://pandoralab.com.br/aprenda/>.
Drawdio
A participação de estudantes universitários em eventos acadêmicos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e científico. Os estudantes presentes, Kauã, Rodrigo, João e Rafael, relataram que a sua participação no “Arduino Day 2017” foi importante para a sua formação acadêmica, sobretudo para o planejamento de atividades científicas experimentais educacionais e de extensão com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência.
Redes Sociais