Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes da Escola Ismael Iglesias visitam IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 22h22 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2016, 22h22

Na manhã do dia 18 de abril de 2016, uma segunda-feira, diversos estudantes do segundo e do terceiro ano de ensino médio da Escola Estadual Ismael Iglesias visitaram as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de atividades educacionais de extensão. A Escola Estadual Ismael Iglesias está localizada no Bairro Barranco Alto (Caraguatatuba) e seus alunos chegaram no IFSP-Caraguatatuba por volta das 08:30 acompanhados por três de seus professores: Rosa Maria Paluri, Carlos Cesar Galante e Leandro Alves Cordeiro Mariz.

Professores e alunos da Escola Ismael Iglesias com bolsistas do IFSPProfessores e alunos da Escola Ismael Iglesias com bolsistas do IFSP

As atividades de extensão das quais os estudantes da Escola Ismael Iglesias participaram foram organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Mayra Dantas Bueno, Douglas Cleber Araujo Leite, Aline Getúlio, Adilson Alves de Oliveira Junior e Aline da Silva de Oliveira) e contou também com o apoio do bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos que desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia”. Todos os alunos bolsistas que estiveram presentes são orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Edificações.

Professores Rosa, Carlos, Ricardo e LeandroProfessores Rosa, Carlos, Ricardo e Leandro

No início da manhã, os alunos da Escola Ismael Iglesias foram recebidos na portaria do câmpus de Caraguatatuba do IFSP pelo professor Ricardo Plaza e imediatamente foram encaminhados para o auditório da instituição. Neste ambiente foi feito um pequeno apanhado a respeito da história do IFSP e de seus cursos técnicos e superiores. Na sequência, foi apresentado aos alunos dois experimentos de física – o levitador magnético e a bola de plasma – de modo a despertar e aguçar a curiosidade científica deles. Foi então apresentado aos presentes um curta denominado “Meu primeiro abraço gay” que discute questões relacionadas à homofobia e ao preconceito. Este vídeo de 3 minutos está disponível no site Youtube; basicamente nele foi pedido para que 15 pessoas homofóbicas abraçassem gays que eles não conheciam e foram então registradas as reações de cada um a esta experiência.

Na sequência foi feita uma sessão de cinedebate em que foi exibido o filme “Tudo que aprendemos juntos” e ao seu final foi realizado um debate mediado sobre ele. Este filme conta com a presença do ator Lázaro Ramos que faz o papel de um violinista que passa a lecionar música para jovens de uma escola pública de periferia de São Paulo. O filme fez com que vários dos alunos presentes refletissem sobre como é fundamental ter um sonho e uma meta para a vida e sobre como a educação é importante para atingir qualquer objetivo na vida.

Adilson, Aline Getulio, Mayra, Douglas e Rafael, bolsistas que ajudaram a organizar as atividadesAdilson, Aline Getulio, Mayra, Douglas e Rafael, bolsistas que ajudaram a organizar as atividades

Finalmente após as 11:00 da manhã os alunos da Escola Ismael Iglesias foram conduzidos pelos bolsistas e pelo professor Ricardo Plaza de modo a conhecer diferentes espaços e instalações do IFSP-Caraguatatuba: o Laboratório de Construção Civil, o Laboratório de Ciências Naturais, o Laboratório de Matemática e a Biblioteca.

Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página