Estudantes da Escola Dr. Eduardo assistiram cinedebate sobre se vivemos na Matrix
Na manhã do dia 15 de setembro de 2016, uma quarta-feira, diversos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior visitaram as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde se engajaram em atividades educacionais de extensão e participaram do Cinedebate envolvendo o documentário “Vivemos na Matrix”. A Escola Estadual Dr. Eduardo está localizada no Bairro do Tinga (Caraguatatuba) e seus alunos vieram caminhando para o IFSP-Caraguatatuba, onde chegaram por volta das 09h30, acompanhados pelo professor José Bernardo que é docente da disciplina de Física.
As atividades de extensão das quais os estudantes da Escola Ismael Iglesias participaram foram organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Mayra Dantas Bueno, Adilson Alves de Oliveira Junior, Matheus Luiz Romeo Pereira, Juan Carlos Guilherme Orellana e Raphael Vitor Koglin Roepcke ) e contou também com o apoio dos bolsistas de iniciação científica dos projetos de iniciação científica intitulados “História da ciência, física moderna e cosmologia: uma abordagem interdisciplinar para a educação científica” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os alunos bolsistas que estiveram presentes são orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Edificações.
Os alunos da Escola Dr. Eduardo chegaram ao IFSP e se deslocaram para o auditório, onde inicialmente assistiram diversas palestras e apresentações. A Profa. Esp. Tânia Cristina Lemes Soares Pontes – que é a coordenadora de extensão da instituição – explicou a respeito das atividades de extensão existentes no IFSP, bem como discorreu acerca dos cursos e do perfil dos alunos que estudam na “Federal”.
Na palestra inicial, a extensionista Mayra apresentou aos presentes uma transparência com o desenho de um cachimbo (de Magritte) e a inscrição “Isto não é um cachimbo”, de modo a discutir sobre as relações entre objeto e imagem. Em seguida, com o objetivo de refletir sobre o tipo de vida que levamos, ela apresentou aos presentes o curta “Finito”, produzido por Mauricio Bartok e Gabriel D’Orazio e que pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=pwHsQr2gIuM.
Na sequência o bolsista Adilson apresentou ao público duas cenas do primeiro filme da trilogia “Matrix”, de modo a contextualizar a respeito das questões filosóficas envolvidas neste filme.
O extensionista Matheus, na sequência explicou para os presentes um pouco do conceito de programação orientada a objetos.
Os professores do cursinho popular do IFSP-Caraguatatuba, Lucas Conelian de Oliveira e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, explicaram aos presentes como funcionam as aulas deste cursinho.
Finalmente, às 10h35, após alguns outros bolsistas também apresentarem rapidamente as atividades extensão, ensino e pesquisa que realizam no IFSP-Caraguatatuba, foi exibido aos alunos da Escola Dr. Eduardo, bem como a todos os demais presentes, o documentário “Vivemos na Matrix” da série “Através do buraco de minhoca” (“Through the wormhole”) que é narrado pelo ator Morgan Freeman e que procura de modo científico discutir se há formas para obter evidências experimentais de que estamos vivendo em uma grande simulação computacional. O debate na sequência se centrou nas explicações feitas pelos físicos de diversas instituições que aparecem em cenas do documentário.
Os alunos da Escola Dr. Eduardo puderam nesta visita conhecer um pouco dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão realizados no âmbito do IFSP-Caraguatatuba que agradece a iniciativa do professor José Bernardo em trazê-los para participarem destas atividades acadêmicas.
Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Redes Sociais