Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Estudante do IFSP participa de Seminário Internacional de Educação e de Encontro da Rede CsF
Início do conteúdo da página

Estudante do IFSP participa de Seminário Internacional de Educação e de Encontro da Rede CsF

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2015, 10h20 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2015, 10h20

O estudante Lucas Conelian de Oliveira, do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participou, nos dias 1 e 2 de agosto de 2015 do I Encontro de Colaboradores da Rede CsF, entidade não-governamental e que tem desenvolvido projetos com bolsistas e ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) no Brasil.

Lucas Conelian com outros colaboradores da Rede CsFLucas Conelian com outros colaboradores da Rede CsF

Lucas Conelian esteve estudando por um ano e meio (entre 2013 e 2014) nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras e atualmente é bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado “Polinomiografia, a arte matemática como um diferencial no ensino de funções” e orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O encontro foi criado para a redefinição de metas, reforço de ideais e o compartilhamento dos objetivos alcançados pela Rede CsF. Treze dos trinta colaboradores da Rede CsF estiveram presentes presencialmente, entre eles Lucas (Colaborador no Departamento de Relacionamentos e Coordenador do Núcleo de Caraguatatuba da Rede CsF), com o restante do pessoal em contato pelo aplicativo Whatsapp e via Google Hangouts. O evento trouxe várias novidades, sendo uma delas a redefinição da logo da Rede CsF. O Núcleo de Caraguatatuba existe desde junho de 2015 e terá vários eventos importantes durante este semestre, entre eles um Workshop de orientação para o programa Ciência sem Fronteiras e uma mesa redonda com ex-bolsistas que fizeram sua mobilidade em diversos países. O encontro da Rede CsF foi classificado como uma Conferência Livre de etapa da 3ª Conferência Nacional da Juventude.

Posteriormente, no dia 4 de agosto, no Teatro da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), na cidade de São Paulo, Lucas Conelian esteve presente no 4º Seminário Internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, com importantes pesquisadores da Stanford University analisando temas ligados à Educação. Estiveram presente a este Seminário outros colaboradores da Rede CsF, tais como Brenda de Miranda Pereira, do Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio, e Ana Rosa Rabelo de Lima, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Ana Rosa, Brenda e Lucas durante o Seminário Internacional de EducaçãoAna Rosa, Brenda e Lucas durante o Seminário Internacional de Educação

Inicialmente, no bloco sobre reformas educacionais, o Professor Martin Carnoy, da Stanford University, discorreu sobre as políticas educacionais que funcionam e o que as pesquisas do Centro Lemann em Stanford mostravam sobre as perspectivas de melhoria da educação brasileira, fala posteriormente interligada com a do Professor David Plank, também da Stanford University, que citou o caso da Base Curricular Comum como uma ótima alternativa para o desenvolvimento da educação brasileira, fazendo um comparativo com a Common Core norte-americana.

No segundo período de palestras destacou-se o uso de big data na educação, com os Professores Paulo Blikstein e Marcelo Worsley, da Stanford University e Ryan Baker, da Columbia University. Blikstein desmistificou o uso de big data na educação, e sua utilização para a avaliação na aprendizagem complexa, salientando que é importante evitar que big data não se torne uma tecnologia de vigilância, devido ao uso de câmeras para captação de movimentos. Baker foi o segundo a expor suas ideias, discutindo casos de sucesso de utilização da big data na transformação da avaliação e do currículo escolar. Worsley fechou o bloco com avaliações complexas e dados multimodais, e a utilização das emoções das crianças e adolescentes como fator de avaliação de aprendizado.

O último período tratou da formação de professores. Linda Darling-Hammond, via vídeo, refletiu com os presentes sobre o que professores devem aprender e serem capazes de fazer em uma sala de aula altamente influenciada por tecnologia. Rachel Lotan, em um ponto alto do seminário, explanou sobre a quebra de paradigmas, suscitando inúmeras discussões entre a plateia, ao questionar o modo como tratamos a educação e como estamos esquecendo de perguntar aos alunos o que eles realmente querem em uma aula.

Em cada bloco foram abertos espaços para perguntas e interação com a plateia. O aluno Lucas Conelian teve a oportunidade de conversar mais profundamente com os Professores Paulo Blikstein e Rachel Lotan, e classificou ambas as conversas como inspiradoras, no sentido de que ambos disseram que as mudanças começam pelos pequenos projetos que começamos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página