Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudante do IFSP-Caraguatatuba é indicado para concorrer ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica do CNPq

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 07h39 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 07h39

O estudante João Pereira Neto do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi indicado para concorrer à Edição de 2016 do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão do governo federal. O prêmio refere-se a projetos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica realizados no período de 2015 a 2016. João neste período desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Esta indicação para representar todo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ocorreu por decisão da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da instituição. João Pereira Neto é orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

João Pereira Neto e professor Ricardo PlazaJoão Pereira Neto e professor Ricardo Plaza

João, que em 2017 é estudante do quarto ano da Licenciatura em Matemática, atualmente desenvolve um novo projeto de iniciação científica intitulado “História da ciência, física moderna e cosmologia: uma abordagem interdisciplinar para a educação científica”. Previamente ao projeto de pesquisa pelo qual foi indicado, João trabalhou em outros dois projetos de pesquisa de iniciação científica intitulados “Fundamentos da Física Moderna e Contemporânea e sua divulgação científica” e “História da ciência na educação científica: contribuições, metodologias e propostas”. Em todos estes quatro projetos de pesquisa citados, João teve bolsa de iniciação científica do CNPq e foi orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Informações adicionais sobre o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq – Edição 2016, podem ser obtidas no link: <http://premios.cnpq.br/>. Cada instituição pode indicar o nome de um estudante em cada uma das seis categorias em que se dividirá a premiação. A pesquisa de João Pereira Neto é um trabalho de educação científica e foi indicado para a categoria “Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes – PIBITI”. As Comissões Julgadoras nas diferentes categorias serão compostas de membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do próprio CNPq. Os resultados deverão ser divulgados pelo CNPq até 19 de maio de 2017. A entrega dos prêmios para os agraciados ocorrerá durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

João Pereira Neto junto ao telescópio refletor do IFSP-CaraguatatubaJoão Pereira Neto junto ao telescópio refletor do IFSP-Caraguatatuba

Um dos resultados do projeto de pesquisa desenvolvido por João Pereira Neto entre 2015 e 2016 foi estabelecer e testar algumas estratégias factíveis para despertar e aprofundar a curiosidade e a vontade de alunos da educação básica em estudar temas relacionados a áreas científicas do conhecimento humano. Este projeto de pesquisa, procurou também dialogar com os outros dois tripés de qualquer instituição universitária: o ensino e a extensão. As atividades realizadas se relacionaram ativamente com as ações desencadeadas no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Um projeto de educação científica com este perfil é também uma ponte entre a área das ciências naturais e as humanidades: está associado às ciências naturais por trabalhar com conhecimentos intrínsecos a estas ciências (como a Cosmologia, a Astronomia e a Astrofísica), mas também se caracteriza por ser um projeto do campo das ciências humanas, pois é um projeto de características eminentemente educacionais. A relevância social da tarefa de estimular o interesse de nossos jovens pelo conhecimento científico está associada ao fato de que todas as sociedades que progrediram econômica e socialmente precisaram se desenvolver científica e tecnologicamente, o que pressupõe melhorar os padrões educacionais – em todas as áreas, mas mais especificamente nas áreas das chamadas ciências naturais – nas escolas de educação básica de nosso país.

A participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e acadêmico, mas também para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página