Dois projetos do IFSP-Caraguatatuba são aprovados pelo edital 80 da Pró-Reitoria de Ensino
Dois docentes do IFSP-Caraguatatuba – o Prof. Dr. Alex Lino e o Prof. Dr. Mário Tadashi Shimanuki – tiveram seus projetos aprovados para serem implantados de acordo com o Edital 80 da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Cada um destes dois projetos prevê dois bolsistas de ensino a serem selecionados dentre os estudantes do IFSP-Caraguatatuba e que receberão bolsas mensais para subsidiar suas atividades. Além disso, cada projeto prevê recursos financeiros para a aquisição tanto de material de consumo, quanto de equipamentos e material permanente. O edital número 80, de 07 de fevereiro de 2017, tem por objetivo selecionar propostas para apoio técnico-pedagógico e financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e currículos inovadores nos câmpus do IFSP. Uma das referências, mas não a única, é a experiência educacional finlandesa, baseada em modelos pedagógicos inovadores e integrados ao ensino profissional e tecnológico, bem como na estreita aproximação com a comunidade local.
Prof. Dr. Alex Lino
O projeto do professor Alex Lino é intitulado “A experimentação no Ensino de Ciências: uma proposta baseada no ensino por investigação para as aulas de laboratório de Física”. Tendo como objetivo um ensino de Física mais relacionado ao mundo vivenciado pelos estudantes, significativo e questionador, bem como uma melhor formação aos futuros professores, que atualmente são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, este projeto prevê a elaboração, aplicação e avaliação de estratégias de ensino em aulas de laboratórios de Física baseadas em um processo de investigação. De modo a modificar a situação de aprendizagem mecânica e repetitiva de áreas da física existente atualmente, um de seus objetivos é a estruturação de roteiros de atividades experimentais para os laboratórios de física, de modo a aprofundar a interdisciplinaridade entre disciplinas teóricas e práticas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Este projeto coordenado pelo professor Alex, conta na sua equipe de execução também com a participação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e do Prof. Me. Jurandi Leão Santos, todos eles docentes da área de física do IFSP-Caraguatatuba.
Prof. Dr. Mário Tadashi Shimanuki
Já o projeto do professor Mário Tadashi Shimanuki é intitulado “Robótica Educacional”. Muitos alunos alegam que as ciências exatas trazem em si uma grande dificuldade de aprendizagem sendo assim uma das barreiras para ingressarem e progredirem nos estudos: este projeto visa então desmitificar este pensamento por meio da articulação, concomitantemente, da teoria e da prática, de maneira a desenvolver habilidades na resolução de problemas e desenvolver o interesse por disciplinas que envolvam, por exemplo, aplicações tecnológicas de microcontroladores, sensores e atuadores, e que estão associadas a habilidades que propiciam melhores oportunidades no mercado de trabalho. Do ponto de vista motivacional, ele tem como objetivo buscar despertar a vocação científica e tecnológica, incentivando talentos potenciais entre estudantes e criando um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento. Este projeto coordenado pelo professor Mário, conta na sua equipe de execução com a participação também do Prof. Me. Nelson Alves Pinto e dos servidores técnico-administrativos Fagner Ricardo Mera e Kalebe Monteiro Xavier.
A relevância de projetos de ensino com estes perfis e que estimulam o interesse de nossos jovens pelo conhecimento científico e tecnológico está associada ao fato de que todas as sociedades que progrediram socialmente precisaram se desenvolver científica e tecnologicamente, o que implica na melhoria dos padrões educacionais em disciplinas relacionadas às ciências naturais e às novas tecnologias, em nosso país.
A elaboração de projetos de ensino como estes auxilia muito no desenvolvimento acadêmico do câmpus de Caraguatatuba do IFSP, pois ajuda a conseguir recursos financeiros para o pagamento de bolsas de ensino e para a aquisição de equipamentos de pesquisa; como consequência, eles podem colaborar decisivamente para o progresso científico, tecnológico, econômico, social e educacional da região.
Redes Sociais