Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Colóquio discutiu a respeito de ondas gravitacionais no IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página

Colóquio discutiu a respeito de ondas gravitacionais no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 07h52 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2015, 07h52

Na manhã de 9 de setembro de 2015, quarta-feira, ocorreu o Colóquio intitulado “Einstein e as ondas gravitacionais: 100 anos da relatividade geral” no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba. Este colóquio foi ministrado pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). A sua organização coube ao Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Iuda GoldmanProfessor Iuda Goldman

O professor Luda iniciou o seu Colóquio falando sobre os conhecimentos preliminares que permitiram o surgimento da Teoria da Relatividade no início do século XX, com uma ênfase especial sobre as formulações teóricas elaboradas por Kepler, Newton e Maxwell, bem como sobre os experimentos realizados por Cavendish e Lebedev. Einstein publicou a sua Teoria da Relatividade Especial (restrita a movimentos com velocidades constantes) em 1905 e dez anos depois, em 1915, publicou sua Teoria da Relatividade Geral, que em 2015 está fazendo 100 anos de idade. A Relatividade Geral, na verdade, é uma Teoria Relativística sobre a Gravitação que faz correções, em relação à Teoria Newtoniana da Gravitação, para o caso de grandes forças gravitacionais estarem envolvidas. O palestrista relatou alguns resultados experimentais que são considerados evidências da Relatividade: a precessão da órbita de Mercúrio e o desvio da trajetória da luz de uma estrela nas proximidades do sol, observadas durante um eclipse.

Público presente no ColóquioPúblico presente no Colóquio

A existência de ondas gravitacionais foi uma das previsões feitas por Einstein, a partir da Teoria da Relatividade Geral. Entretanto, a sutileza envolvida na sua medição impediu até agora medidas diretas de ondas gravitacionais. Durante este Colóquio foi apresentada uma evidência indireta da existência de ondas gravitacionais: o sistema binário PSR 1913+16, com duas estrelas de nêutrons (uma delas sendo um pulsar), existente a cerca de 20 mil anos-luz da Terra e que foi descoberto nos anos 1970 pelos físicos norte-americanos Hulse e Taylor que ganharam o prêmio Nobel de Física em 1993 por este trabalho. Este sistema binário tem um período de rotação (das estrelas em torno de seu centro de massa) de cerca de 8 horas, mas Hulse e Taylor descobriram que elas estão colapsando, uma sobre a outra, com uma diminuição da ordem de 1 segundo por ano no valor do período de rotação; este colapso deve-se justamente à emissão de ondas gravitacionais pelo sistema e pode então ser encarado como uma comprovação experimental de ondas gravitacionais.

Professor Luda apresenta os fundamentos da Teoria da Relatividade de EinsteinProfessor Luda apresenta os fundamentos da Teoria da Relatividade de Einstein

Ao final do colóquio, foram feitas algumas questões pelos alunos presentes sobre os temas apresentados. No público que assistiu ao colóquio estavam estudantes das quatro turmas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, bem como alunos do curso técnico de comércio integrado do IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes também alunos de outras escolas de educação básica (ensino fundamental e ensino médio) do município de Caraguatatuba. Os colóquios organizados por professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba são abertos a quaisquer interessados e visam aprofundar o debate sobre temas acadêmicos importantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página