Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colóquio debateu nanotecnologia no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 12h28 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 12h28

Na manhã de 28 de outubro de 2015, quarta-feira, ocorreu o Colóquio intitulado “Nanotecnologia: aplicações e os desafios contemporâneos” no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba. Este colóquio foi ministrado pelo Prof. Me. Douglas Carlos Vilela, docente da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Caraguatatuba. A sua organização coube ao Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Colóquio do professor Douglas Carlos VilelaColóquio do professor Douglas Carlos Vilela

O professor Douglas iniciou o seu colóquio com a afirmação de Richard Feynman, prêmio Nobel de física: “Os princípios da física até onde sei, não interferem na possibilidade de manipular coisas átomo por átomo”. O colóquio procurou apresentar uma explicação geral a respeito dos fenômenos quânticos, bem como sobre a estrutura eletrônica do átomo. O palestrista deu ênfase à história da tecnologia, tais como o surgimento do transistor e a evolução dos processadores, bem como a respeito de desdobramentos mais recentes, tais como a spintrônica, a magneto-resistência gigante e a estrutura do grafeno. Foi dado destaque também sobre aplicações interdisciplinares da nanotecnologia em diferentes disciplinas (física, química, biologia, matemática e computação), inclusive com a apresentação de alguns vídeos sobre isto, como por exemplo, sobre o uso feito pela Petrobrás de tecnologias associadas à nanotecnologia que colaboram com o transporte de combustíveis fósseis.

Professores Ricardo e DouglasProfessores Ricardo e Douglas

O professor discutiu a respeito do estado atual de pesquisas a respeito de nanotecnologia no Brasil e no mundo e apresentou atividades didáticas e experimentais que podem ser executadas em salas de aula para alunos da educação básica. Durante a sua graduação em licenciatura em física pela Universidade Federal de São Carlos, o professor Douglas foi bolsista do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Este programa financiado com recursos do governo federal atualmente fornece bolsas para cerca de 90 mil estudantes de cursos de licenciatura em todo o país com a proposta de que estes licenciandos colaborem com a melhoria da qualidade de ensino de escolas públicas conveniadas com as instituições formadoras de professores do programa. No âmbito do câmpus de Caraguatatuba do IFSP, há 24 bolsistas do programa Pibid que são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e que atuam em quatro escolas públicas do município. O professor Douglas procurou enfatizar o quanto a sua participação no Pibid, durante a graduação, foi fundamental para a sua formação como docente.

Ao final do colóquio, foram feitas questões pelos alunos presentes sobre os temas apresentados. O público que assistiu ao colóquio consistiu, sobretudo, de estudantes das quatro turmas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Os colóquios organizados por professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba são abertos a quaisquer interessados e visam aprofundar o debate sobre temas acadêmicos relevantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página