Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cinedebate discutiu o filme “Na Natureza Selvagem” no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 01 de Julho de 2017, 09h14 | Última atualização em Sábado, 01 de Julho de 2017, 09h14

No dia 27 de junho de 2017, terça-feira, entre 16h15 e 19h15, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do filme “Na Natureza Selvagem”. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos e Izabela Duarte). Estiveram presentes também o Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro de Oliveira e o Prof. Me. Renan Cavichi de Freitas. A estudante secundarista Alícia de Andrade Freire de São José dos Campos também participou ativamente desta atividade cultural.

O filme “Na Natureza Selvagem” (título original: “Into the wild”) foi dirigido pelo prestigiado diretor e ator Sean Penn e lançado em 2007. O ator Emile Hirsch interpreta um jovem que, após se graduar na faculdade, se sente angustiado com a vida materialista e consumista daqueles que o cercam. Após refletir, ele resolve largar sua família e abandonar seus bens materiais para viver a vida na condição mais livre possível, desapegando-se de suas posses e riquezas. Sua vida é marcada pelas relações que ele mantém com diferentes personagens que conhece nesta sua empreitada. Seu objetivo ao longo dos dois anos retratados no filme é ir para as florestas do Alaska, longe da civilização, de modo a viver em comunhão com a natureza. O filme se baseia no livro também intitulado “Into the wild”, escrito pelo jornalista Jon Krakauer sobre a história real de Christopher McCandless. O prestigiado ator William Hurt interpreta o pai do protagonista principal desta película.

Professor Ricardo Plaza junto com estudantes que colaboraram na organização do cinedebateProfessor Ricardo Plaza junto com estudantes que colaboraram na organização do cinedebate

Boas análises e mais informações a respeito deste filme (em inglês) podem ser encontradas no site “IMDB – Internet Movie DataBase”: <http://www.imdb.com/title/tt0758758/?ref_=nv_sr_1>. A nota média (numa escala de zero a dez) conferida por mais de 400 mil usuários do IMDB para este filme é 8,1, o que indica a sua qualidade, pois geralmente são considerados muito bons os filmes com notas médias acima de 7 e excelentes os filmes com notas médias acima de 8. O trailer desta película pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=0YBDpPIhEYo>.

Professores, estudantes e demais cidadãos presentesProfessores, estudantes e demais cidadãos presentes

O filme, que é estruturado em capítulos, misturados com o recurso aos flashbacks, produz reflexões profundas sobre a sociedade capitalista de consumo, sobre o significado da verdadeira liberdade, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o caráter das relações que estabelecemos com outras pessoas ao longo de nossas vidas. Algumas frases são marcantes ao longo do filme, tendo em vista o espírito inquieto do protagonista e sua busca pela essência da vida e pela verdade das coisas: “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada”, “Liberdade e beleza natural são boas demais para se recusar”, “Se quer algo na vida, vá atrás e pegue” e “Quando você perdoa, você ama”. Uma boa resenha de análise, acerca deste filme, pode ser lida no link: <http://lounge.obviousmag.org/introverso/2014/06/reflexoes-acerca-de-into-the-wild.html>.

Professores Ricardo Plaza e Renan CavichiProfessores Ricardo Plaza e Renan Cavichi

Uma das mais belas músicas do filme é “Guaranteed” de Eddie Vedder (um dos componentes da banda de rock “Pearl Jam” e o compositor de parte da trilha sonora deste filme), música que pode ser apreciada com diversas cenas desta película em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwx3RvDWvDM>. Ela reflete bastante a personalidade do protagonista Christopher McCandless, apresentada pelo filme.

Público presente debate o filmePúblico presente debate o filme

Durante o debate após a exibição do filme, o professor Renan fez algumas reflexões sobre o desprendimento do estilo de vida adotado pelo protagonista da história. Um dos pontos levantados foi a respeito da responsabilidade de cada um de nós para com nossas ações e os seus impactos na natureza, inclusive refletindo sobre o consumismo excessivo, generalizado e muitas vezes estimulado pelos meios de comunicação, com objetivos financeiros. O professor Renan relatou um pouco a respeito do site “AventureBox” (<https://aventurebox.com/>), uma rede social de aventuras outdoor da qual ele participa. Importante a este respeito é o “Mínimo Impacto Manifesto” que envolve princípios tais como conservação do ambiente, respeito aos animais, atenção e prudência e prezar por uma experiência positiva (<https://aventurebox.com/minimum-impact-manifesto>).

Professor Renan expõe seus pontos de vista sobre o filmeProfessor Renan expõe seus pontos de vista sobre o filme

Ao longo do filme são citados três escritores que foram referências básicas para o protagonista desta película. Um deles é o norte-americano Jack London que escreveu o livro “Chamado selvagem” sobre a história de um cão de trenó que, no Canadá, após a morte de seu dono, foge e acaba liderando uma matilha de lobos, livro este adequado para todos, mas, sobretudo, para jovens leitores. Outro autor citado é o também norte-americano Henry David Thoreau que escreveu “Walden ou A vida nos Bosques”, uma obra de referência para o movimento de contracultura hippie, pela forma pela qual propõe a ideia da desobediência civil contra situações de flagrante injustiça. Finalmente, o escritor russo Leon Tolstói, autor de “Guerra e Paz” e defensor de uma vida simples e em proximidade com a natureza, é também uma das referências fundamentais deste filme.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página