Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Cinedebate discutiu filme “Tudo que aprendemos juntos”
Início do conteúdo da página

Cinedebate discutiu filme “Tudo que aprendemos juntos”

Publicado: Sábado, 19 de Março de 2016, 21h27 | Última atualização em Sábado, 19 de Março de 2016, 21h27

No dia 16 de março de 2016, pela manhã, a partir das 10:30, ocorreu mais um cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Desta vez foi exibido e debatido o filme “Tudo que fizemos juntos” que conta no seu elenco com o ator Lázaro Ramos que faz o papel principal do filme, o de um violinista que por razões específicas passa a lecionar música para meninos e meninas de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo.

Cinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Público presente ao cinedebateCinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Público presente ao cinedebate

Esta atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. A equipe de organização deste evento contou com a participação dos bolsistas deste programa de extensão (Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus, Roberta da Silva, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha, André Luiz Oliveira dos Santos Junior, Mayra Dantas Bueno), bem como de outros de bolsistas de iniciação científica também orientados pelo professor Ricardo Plaza (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos). Estiveram presentes, também, a pedagoga Maria Dulce Monteiro Alves e a psicóloga Teresa Cristina C. Pereira Leite Daniel que colaboraram com as discussões que ocorreram após a exibição do filme. O principal público alvo deste cinedebate foram os estudantes das quatro turmas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, mas estudantes de outros cursos e pessoas da comunidade externa ao IFSP, também estiveram presentes.

Cinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Maria Dulce e Ricardo Plaza com estudantes que colaboraram para a realização do cinedebateCinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Maria Dulce e Ricardo Plaza com estudantes que colaboraram para a realização do cinedebate

O filme “Tudo que aprendemos juntos” basicamente é uma reflexão sobre o papel da escola pública em tentar criar perspectivas de vida para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e muitas vezes com o tráfico de entorpecentes assediando e oferecendo possibilidades de um ganho rápido de dinheiro, mas com todas as consequências disto: violência, risco de vida, desagregação social, perda de autonomia e de independência sobre a própria vida!

Cinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Cena do filme “Tudo que aprendemos juntos”Cinedebate discutiu filme Tudo que aprendemos juntos - Cena do filme “Tudo que aprendemos juntos”

O filme “Tudo que aprendemos juntos” foi dirigido por Sérgio Machado e lançado em 2015. Ele é inspirado em uma história real e em seu âmago trata do poder transformador que pode ter a educação e a música na vida de muitos jovens. Do ponto de vista musical, o filme é uma bela fusão da música clássica com a música popular. Esta película venceu o prêmio do público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2015; em agosto de 2015, recebeu diversos elogios da imprensa internacional, após a sua apresentação inicial no festival de Locarno, na Suíça.

As sessões de cinedebates são organizadas pela equipe do professor Ricardo Plaza tanto no auditório do próprio IFSP, quanto em espaços das escolas públicas da região do litoral norte de São Paulo. Seu objetivo principal é proporcionar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cinematográfico e artístico dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página