Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Cinedebate discutiu documentário sobre as possibilidades científicas de existência de vida extraterrestre
Início do conteúdo da página

Cinedebate discutiu documentário sobre as possibilidades científicas de existência de vida extraterrestre

Publicado: Quarta, 12 de Outubro de 2016, 15h37 | Última atualização em Quarta, 12 de Outubro de 2016, 15h37

No dia 05 de outubro de 2016, pela manhã, a partir das 10:30, ocorreu mais um cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Desta vez foi exibido e debatido o documentário intitulado “Extraterrestres: Exo-Planeta Aurélia”.

Bolsistas e professor Ricardo Plaza no cinedebate sobre ExtraterrestresBolsistas e professor Ricardo Plaza no cinedebate sobre Extraterrestres

Esta atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. A equipe de organização deste evento contou com a participação de bolsistas deste programa de extensão (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado e Brenda da Rocha) e por bolsistas de iniciação científica (Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza. O principal público alvo deste cinedebate foram os estudantes das turmas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

O documentário apresentado (uma produção do National Geographic) basicamente faz uma reflexão sobre as possibilidades de existência de vida extraterrestre. Um exo-planeta – ou seja, um planeta em torno de uma estrela diferente do sol – denominado “Aurélia” é imaginado e a partir das suas características, um grupo de cientistas de diferentes especialidades imagina os tipos de seres vivos que poderiam ter evoluído nele, que são apresentados por meio de animações. Este exo-planeta Aurélia, hipoteticamente orbitaria uma estrela anã vermelha localizada na nossa região da Via Láctea, a nossa galáxia. Este documentário pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=WdvNv14q8vk>.

Para explicar especificamente a forma como a seleção natural atua para conduzir o processo de evolução, a equipe de bolsistas apresentou aos presentes um curta de animação denominado “Quer que desenhe: Seleção natural” da série “Um sábado qualquer” que pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=7t8sukiyWw0>. Este vídeo de modo didático explica como ocorre o processo de seleção natural que produz a evolução da vida.

André e Rafael debatem o documentário “Extraterrestres – Exoplaneta Aurélia”André e Rafael debatem o documentário “Extraterrestres – Exoplaneta Aurélia”

registrado em:
Fim do conteúdo da página