Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cine-Debate discutiu filmes sobre Ernesto Che Guevara

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 07h44 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2015, 07h44

No dia 3 de setembro de 2015, ocorreu mais um Cine-Debate no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desta vez com a exibição e discussão de dois filmes envolvendo a história da vida de Ernesto Che Guevara. A

atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do projeto de extensão “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”.

Estudantes que organizaram o Cine-Debate juntamente com o professor RicardoEstudantes que organizaram o Cine-Debate juntamente com o professor Ricardo

Os estudantes universitários que colaboraram para a realização desta atividade foram: Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz, Ana Beatriz Vieira de Sousa, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Karen Sayuri Sampaio Tamanaha e Luis Fernando Guimarães da Silva.

O primeiro filme apresentado às 16:00 foi “Diários de motocicleta”, película dirigida pelo brasileiro Walter Salles (2004) e com o ator mexicano Gael García Bernal no papel do jovem estudante de medicina argentino, Ernesto Guevara, que com 23 anos de idade resolveu acompanhar seu amigo Alberto Granado em uma viagem de motocicleta por toda a América do Sul, em 1952. Este filme foi baseado no livro escrito pelo próprio Che Guevara, intitulado “De moto pela América do Sul”. A viagem acabou sendo um fator crucial de mudança na vida de Che Guevara, pois foi ali que ele percebeu as injustiças sociais seculares existentes nos diferentes países da América Latina e notou também a importância da integração destes países, até pelo fato de eles terem histórias e problemas muito semelhantes.

Professores Helena, Cláudio, Ricardo e MirtaProfessores Helena, Cláudio, Ricardo e Mirta

O segundo filme apresentado às 19h00min foi “Che: o argentino – parte 1”, película dirigida por Steven Soderbergh (2009) e com o ator Benicio Del Toro no papel de Che Guevara, durante toda o processo histórico da revolução cubana, a partir de 1956, quando ele encontrou-se no México com os irmãos Fidel e Raul Castro, que foi interpretado no filme pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro. Este filme tem uma continuidade em “Che: a Guerrilha – parte 2” que aborda o período final da vida de Che Guevara, quando ele decidiu deixar o cargo de ministro da indústria do governo cubano, para ir participar de movimentos guerrilheiros, primeiro no Congo (África) e depois na Bolívia onde, em 1967, foi preso e executado sumariamente no dia seguinte; um dos motivos é que se temia que fosse iniciada uma mobilização internacional pela sua liberdade. Um documentário muito bom acerca deste personagem histórico é “Personal Che” que procura analisar os impactos históricos da sua luta e das suas ideias até os dias atuais e que está disponível para ser assistido no site youtube.

O professor Cláudio Rezende foi convidado pelo graduando Rafael Brock (que foi seu aluno na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, em Caraguatatuba) e gentilmente colaborou com as discussões a respeito dos filmes apresentados. As professoras Helena Rezende e Mirta Garakis Poggi Pollini também participaram dos debates.

Ana, professor Ricardo e StephaniAna, professor Ricardo e Stephani

Ao final do evento, a ex-aluna de ensino técnico do IFSP-Caraguatatuba, Stephani Almeida, acompanhada de sua colega Ana Luiza Ferreira, presentearam o professor Ricardo com um folheto de cordel com a história de Antonio Benetazzo, estudante e militante político que viveu em Caraguatatuba e foi morto pela ditadura militar brasileira. Este cordel, de autoria de Mauricio Poeta Netto, foi produzido pelo “Coletivo Memória Contada – Benetazzo Presente” que conta com a coordenação da professora Rose Teles, da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, também de Caraguatatuba.

Todas as sessões de Cine-debates estão programadas para terminarem com observações do céu por meio de telescópios, no jardim do IFSP-Caraguatatuba. Mas infelizmente, devido às péssimas condições meteorológicas, neste Cine-Debate com filmes sobre Che Guevara não foi possível efetuar estas observações astronômicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página