Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cine-Debate discutiu filmes sobre a guerra do Vietnã

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 10h27 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 10h27

No dia 15 de setembro de 2015, ocorreu mais um Cine-Debate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desta vez com a exibição e discussão de dois filmes sobre a guerra do Vietnã. A atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do projeto de extensão “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”. Os estudantes universitários que colaboraram para a realização desta atividade foram: Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz, Ana Beatriz Vieira de Sousa, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Karen Sayuri Sampaio Tamanaha e Luis Fernando Guimarães da Silva.

Professor Ricardo e estudantes universitários que organizaram este cinedebateProfessor Ricardo e estudantes universitários que organizaram este cinedebate

O primeiro filme apresentado às 16h foi “Nascido para matar” (o título em inglês é “Full metal jacket”), película de 1987 que foi dirigida por Stanley Kubrick, cineasta que anteriormente já havia filmado “2001 – Uma odisseia no espaço”. Basicamente este filme aborda o processo de desumanização pelo qual passaram os jovens soldados que foram treinados para a guerra do Vietnã, inclusive em muitos casos enlouquecendo-os. O filme também abordou o papel da imprensa como máquina de propaganda que o governo e as forças armadas dos EUA tentaram criar de modo a convencer a população de que a invasão de um pobre país localizado do outro lado do mundo era legítima; a este propósito, vale lembrar que os Estados Unidos jogaram um volume maior de bombas no Vietnã que em toda a Segunda Guerra Mundial.

Professores Marcelo e RicardoProfessores Marcelo e Ricardo

O segundo filme apresentado às 19h foi “Apocalypse Now”, película de 1979 que foi dirigida por Francis Ford Coppola e que contou com prestigiados atores como Marlon Brando, Martin Sheen e Robert Duvall. A trilha sonora conta com a antológica música “The end” (“O fim”) da banda “The doors”. Este que é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes de todos os tempos, tem sua história adaptada a partir da obra literária “Coração das Trevas” que foi escrita em 1899 por Joseph Conrad e que narra acerca da crueldade da colonização europeia na África negra, em específico no Congo Belga, ao longo do século XIX: em uma cena significativa do filme, um dos militares norte-americanos afirma que era necessário fazer com que o Vietnã voltasse à idade da pedra para que fosse obtida a vitória pelos Estados Unidos. Paradoxalmente, a guerra do Vietnã foi uma das únicas guerras na história em que os EUA saíram derrotados, mesmo tendo utilizado em larga escala armas químicas com produtos extremamente tóxicos, como o napalm.

Estiveram presentes no auditório do IFSP-Caraguatatuba, participando dos debates que ocorreram na sequência dos filmes, os professores Cláudio Rezende, da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, e Marcelo Pedro, da Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, escolas situadas no município de Caraguatatuba (SP). O professor Cláudio fez um apanhado de diversos filmes que surgiram a partir dos anos 1980 e que de alguma forma fizeram uma reflexão crítica sobre a intervenção militar dos EUA no Vietnã, quando se calcula que foram mortos entre 3 e 4 milhões de vietnamitas (na sua grande maioria civis) e 57 mil soldados norte-americanos. Por sua vez, o professor Marcelo expressou a sua impressão de que, guardadas as devidas proporções, hoje no Brasil há também uma desumanização de muitos jovens que chegam às escolas, pelo frequente desprestígio conferido aos valores humanos por parte da mídia e dos familiares, amigos e conhecidos destes jovens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página