Campus Caraguatatuba sedia Workshop Internacional Brasil/Japão
Evento foi considerado um grande marco para o câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo
O Campus Caraguatatuba, do Instituto Federal de São Paulo, realizou em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), e com as universidades japonesas de Gifu e Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT), a 11ª edição do Workshop Internacional Brasil-Japão, entre os dias 10 e 12 de setembro.
O evento, que foi realizado sob o tema ‘Energia, Biocombustíveis, e Desenvolvimento Sustentável’, reuniu acadêmicos, empresários, representantes governamentais e estudantes das áreas de energia sustentável, biomassa e bioetanol, agricultura sustentável, gerenciamento dos recursos hídricos, pesca, aquicultura, desenvolvimento costeiro e saneamento. Também foi abordada a cooperação entre as instituições brasileiras e japonesas e o atual programa de mobilidade estudantil “Ciência sem Fronteiras”, do qual todas as instituições participantes fazem parte.
Delegação do XI Workshop Internacional Brasil/ Japão no encerramento do evento no auditório do campus Caraguatatuba
O objetivo geral do workshop é de abrir novas possibilidades de interações multi-temáticas entre o Brasil e Japão, em nível acadêmico, empresarial e governamental, atuando como catalisador em futuros projetos de cooperação e joint-ventures (união de instituições para realização de atividades em comum). A primeira edição foi realizada em 2003, após a cooperação técnico-acadêmica firmada entre a UNICAMP e a Universidade de Gifu, no Japão. Com o passar dos anos, outras instituições japonesas e brasileiras começaram a participar dessa rede de cooperação. O evento vem acontecendo ininterruptamente, alternando entre a Unicamp e universidades japonesas, e, pela primeira vez, foi sediado em uma diferente instituição brasileira de ensino, no IFSP campus Caraguatatuba.
A possibilidade da realização no campus Caraguatatuba surgiu após a parceria firmada entre o campus e a UNICAMP no início deste ano, tendo como representante local a professora do campus Caraguatatuba, Vassiliki T. G. Boulomytis, ex-aluna de mestrado da UNICAMP que vem participando do evento desde a edição de 2005.
O evento foi bem sucedido e prestigiado por um auditório na sua capacidade máxima, de 100 expectadores e 20 palestrantes e moderadores. Foram mobilizados diversos servidores, alunos e docentes para a organização local, destacando-se a Comissão de Eventos do IFSP, Campus Caraguatatuba.
Para o professor da área Construção Civil, do Campus Caraguatatuba, João Dalton Dailbert, a experiência multilinguística foi muito significativa aos alunos, abrindo os seus horizontes e acreditando na importância da Escola para a sua formação profissional. “Este acontecimento foi um grande marco para o Campus de Caraguatatuba em todos os sentidos, colocando-o na vanguarda e fazendo com que ele cumpra com uma das missões do IFSP, de interagir com os interesses da comunidade”, declarou.
O alto nível técnico das palestras possibilitou a discussão sobre temas atuais, elucidando os problemas que dificultam o desenvolvimento sustentável no aspecto global. Segundo representantes da SABESP e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, que participaram ativamente apoiando o evento, a realização dessas atividades é mandatória para envolver a sociedade no processo de desenvolvimento urbano consciente e responsável na região.
Atores da Fundacc apresentam peça "Noite no Museu", no MACC para delegação do Workshop
Os pesquisadores realizaram visitas técnicas aos laboratórios e estações de tratamento de água e esgoto da SABESP, ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), ao mirante do Morro de Santo Antonio, ponto turístico da cidade e realizaram uma trilha no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo de Caraguatatuba. Todos ficaram impressionados com o desenvolvimento regional atuante na área de saneamento, e principalmente, com a riqueza cultural, fauna e flora e a beleza da orla.
Segundo o Professor da Universidade de Gifu, Tomonao Kobayashi, toda a delegação japonesa ficou lisonjeada com a qualidade do evento e com a hospitalidade caiçara e espera poder colocar em prática o intercâmbio entre professores e alunos das instituições envolvidas no evento.
Texto: Profa. Vassiliki T. G. Boulomytis
Um dos pontos turísticos de Caraguatatuba, o mirante do Morro Santo Antônio foi uma das paradas da delegação do XI Workshop Internacional Brasil/ Japão
Redes Sociais