Campus Caraguá é representado na Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC)
O evento contou com a participação do vencedor do Nobel de Química 2011
Aconteceu, entre os dias 22 e 27 de julho, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), conhecida por ser o mais importante evento científico do país, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na capital, São Luís.
Participaram, representando o Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o aluno de Licenciatura em Matemática, Gabriel Lúcius dos Santos, apresentando um pôster sobre o trabalho “Cineclube Científico Itinerante”.
O vencedor do prêmio Nobel de Química 2011, Professor Daniel Schetman, durante sua conferência
Durante o evento, realizado sob o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, foi apresentada uma conferência pelo vencedor do prêmio Nobel de Química 2011, o israelense, Professor Daniel Schetman, cientista do departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia do Technion (Israel Institute of Technology), que abordou sobre a sua descoberta dos quasicristais em 1982, feito que o levou a ser laureado com o Nobel de Química, quase três décadas depois.
De acordo com o professor Ricardo Plaza, ao final de sua conferência, Schetman procurou motivar os jovens da platéia para que seguissem carreiras científicas, destacando quais as principais características que tem que ter um jovem cientista: tenacidade, profissionalismo, coragem e a postura de acreditar em si mesmo.
Além de conferências, ocorreram várias atividades como mesas-redondas e mini-cursos.
Projeto Cineclube Científico Itinerante:
É fruto das atividades de pesquisa de iniciação científica do aluno Gabriel Lúcius dos Santos, com orientação do professor Ricardo Plaza. O trabalho é financiado com recursos do IFSP, e vem sendo realizado nas instalações do campus Caraguatatuba e em escolas públicas do Litoral Norte de São Paulo. Trata-se de um projeto onde é apresentado aos alunos cenas de filmes de ficção científica e de documentários com a subseqüente discussão dos conhecimentos científicos envolvidos.
O aluno Gabriel Lúcius dos Santos e o professor Ricardo Plaza posam em frente ao pôster explicativo do Cineclube Científico Itinerante
Redes Sociais