Área de Edificações defende reformulação do Projeto Pedagógico no Comitê Técnico Profissional (CTP)
No dia 13 de outubro ocorreu no Câmpus São Paulo a reunião do Comitê Técnico Profissional (CTP); nesta reunião foi apresentada e defendida a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Edificações (PPC) do Câmpus Caraguatatuba, pela profa. Silvete Mari Soares, Coordenadora do Curso, e pelos docentes do Curso Emerson Oliveira e Samir Fagury.
O processo de reformulação do Curso iniciou-se em 2010, utilizando-se como base o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Edificações do Câmpus São Paulo, no entanto com a consolidação do Curso no Câmpus Caraguatatuba houve a necessidade de se reformular a matriz de disciplinas e as diretrizes do curso, incluindo-se disciplinas com mais ênfase ainda na área ambiental, visando a particularidade da mesorregião do Vale do Paraiba e Litoral Norte de São Paulo, na qual está inserido o município de Caraguatatuba, e a adequação de disciplinas às atualidades do mercado de trabalho.
Durante a apresentação a Profa. Silvete Mari Soares enfatizou a importância do Curso Técnico em Edificações do IFSP Câmpus Caraguatatuba no panorama atual do Litoral Norte, explicitando a demanda crescente por mão de obra especializada visto que a quantidade de obras tende a aumentar ainda mais nesta região.
Algumas observações pontuais em relação ao texto foram realizadas pelos pareceristas componentes do CTP, as quais serão analisadas e posteriormente o PPC segue para o Conselho Superior para aprovação. A expectativa é que já no inicio de 2016 iniciem-se as aulas regidas pelo novo PPC.
“O Comitê Técnico Profissional pôde perceber que o Curso Técnico em Edificações do Câmpus Caraguatatuba busca constantemente uma identidade própria, no intuito de oferecer aos nossos alunos ensino e formação de qualidade, visando fornecer ao mercado de trabalho, profissionais qualificados”, explicou a Profa. Silvete Mari Soares.
Na oportunidade os docentes do Curso reuniram-se com o Reitor do Instituto Federal, Prof. Eduardo Antonio Modena, e apresentaram não só um resumo da reformulação do PPC do Curso Técnico em Edificações, mas também as expectativas relativas à aprovação do curso de Engenharia Civil.
O Curso de Engenharia Civil, em fase de aprovação, visa o fortalecimento e consolidação da educação no litoral norte, e vem criando muitas expectativas visto a localização geográfica de Caraguatatuba, que favorece cursos na área da construção civil, pois a cidade pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista e Microrregião de Caraguatatuba: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba; região esta em franco crescimento.
“A reformulação do curso Técnico em Edificações e a implantação do Curso de Engenharia Civil mostram claramente que o IFSP Câmpus Caraguatatuba vem apresentando dinamismo acadêmico no sentido de oferecer aos discentes uma base curricular atualizada” explicou o prof. Emerson Oliveira.
O Desenvolvimento econômico da Microrregião de Caraguatatuba tem vivido um exponencial crescimento nos últimos 10 anos, podem ser citadas a instalação da Unidade de Tratamento de Gás, a Duplicação da Rodovia dos Tamoios, Ampliação do Porto de São Sebastião.
A criação do Curso de Engenharia Civil vem ao encontro da demanda existente por profissionais com ampla capacidade de gerenciamento e atribuições direcionadas às grandes obras na área da construção civil do Litoral Norte.
Segundo o prof. Samir Fagury , a crise atual trouxe alguns impactos à construção civil, mas também tem servido de alavanca para o setor acelerar processos que melhoram a produtividade e tornam os canteiros de obras mais enxutos, e nesse campo entram os futuros engenheiros civis formados pelo nosso câmpus.
Redes Sociais