Alunos do IFSP - Caraguatatuba participaram da 67ª Reunião do SBPC
Diversos alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram da 67ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Carlos (SP), no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 12 e 18 de julho de 2015. O tema da reunião deste ano foi: “Luz, ciência e ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015 e estabelecido pela Unesco. Ao lado de uma miríade de atividades científicas, ocorreram muitas atividades artísticas e culturais.
Foram apresentados durante o evento vários pôsteres de autoria de estudantes do IFSP. A licencianda em Matemática, Adriana de Andrade, apresentou o pôster intitulado “O ensino de ciências e a divulgação científica: Princípio de Indução Eletromagnética”, escrito em co-autoria com seu colega João Pereira Neto e com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, seu orientador em atividades acadêmicas de extensão no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.
Por sua vez João Pereira Neto, estudante do curso de Licenciatura em Matemática, apresentou o pôster “Divulgação científica para o progresso da ciência: uso de filmes de ficção científica e documentários para explicar física”, elaborado em co-autoria com seu orientador de iniciação científica, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O licenciando em Matemática, Lucas Conelian de Oliveira, apresentou dois trabalhos acadêmicos neste evento. Um dos trabalhos apresentados por Lucas intitulou-se “Polinomiografia: Uma Moderna Ferramenta para Estimular a Aprendizagem em Ciências” e foi elaborado em co-autoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, seu orientador de iniciação científica no IFSP-Caraguatatuba. A Polinomiografia é um novo ramo da matemática, que cria uma interface interdisciplinar entre modelagem matemática e arte, com possíveis aplicações em outras ciências.
O outro trabalho que foi apresentado por Lucas intitulou-se “Melhoria CsF: uma análise do programa ‘Ciência sem Fronteiras’ a partir da perspectiva dos estudantes” e originou a cartilha "Universidade Presente - um guia para acompanhar o aluno no exterior", a ser publicada para instituições de ensino superior. Tanto o trabalho, quanto a cartilha, foram realizados em conjunto com ex-bolsistas do programa “Ciência sem Fronteiras”, todos membros da Organização Não Governamental (ONG) “Rede CsF”, uma iniciativa que promove o desenvolvimento e aprimoramento das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) no Brasil. Para saber mais sobre a Rede CsF acesse o site: www.redecsf.org.br. O pôster de Lucas teve também como co-autores: Thaysa Tagliaferri, Guilherme Lobo, Guilherme Salvador, Rafael Ribeiro, Monique Gasparoto, Cláudia Alves e Edmar Moreira. O programa “Ciência sem Fronteiras” foi criado em 2011 pelo governo federal e já enviou cerca de cem mil universitários brasileiros de cursos científicos e tecnológicos para estudar em universidades estrangeiras.
Lucas que esteve nos Estados Unidos em 2013 e 2014 estudando durante cerca de um ano e meio, por conta do programa “Ciência sem Fronteiras” e que atualmente é coordenador do núcleo de internacionalização universitária de Caraguatatuba (Núcleo Rede CsF – Caraguatatuba) e colaborador no Departamento de Relacionamentos da Rede CsF, teve a oportunidade de participar de diversas sessões do evento, com destaque para os diversos estandes de instituições ligadas aos ramos de CTI&E do Brasil e do mundo, como os estandes dos conglomerados de instituições educacionais da Alemanha e da França, e o maior estande de instituição educacional da reunião, que foi o dos Institutos Federais (IF). A Capes publicou um artigo sobre o encontro de ex-bolsistas CsF e a Rede CsF que pode ser acessado no link: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7582-reuniao-anual-da-sbpc-traz-relato-de-ex-bolsistas-do-csf. Além disso, o site da SBPC publicou matéria sobre o encontro de ex-bolsistas do CsF e a cartilha "Universidade Presente - um guia para acompanhar o aluno no exterior", que está disponível no link: http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=4280.
Por sua vez, a aluna Ana Paula Negri de Macedo, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho intitulado "Animações e jogos interativos virtuais aplicados à Educação Ambiental". O trabalho fez parte do projeto "Meninas na Ciência", fomentado pelo CNPq no ano de 2014. Este trabalho teve a coautoria e a orientação da Profa. Dra. Samara Salamene e do Prof. Me. Nelson Alves Pinto. As alunas Gabriele Dimas da Silva Pinto e Jéssica de Assis Moreira, do Curso Técnico em Informática para Internet do IFSP-Caraguatatuba, trabalharam nesse projeto e participaram do evento como ouvintes.
Já Victor Pugliese que se formou no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho intitulado "Inclusão de deficientes visuais em rotinas diárias de transações bancárias" que teve a coautoria e a orientação do Prof. Me. Nelson Alves Pinto. Victor participou na reunião da SBPC acompanhado pelo seu pai Antonio Pugliese, de 79 anos.
Os estudantes Lucas Demetrio Muniz (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais) e Julio Manoel de Campos Souza (do curso de Licenciatura em Matemática), a convite da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), também participaram da reunião anual da SBPC, sobretudo das discussões acerca de financiamento da ciência e tecnologia, valorização das bolsas de pesquisa e da assistência estudantil. Estas atividades se deram no 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), evento que teve como objetivos a promoção da divulgação científica e da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, procurando aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira. O principal debate contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebel, teve como tema “Desafios e perspectivas para o financiamento da ciência e da pesquisa no Brasil” e discutiu os programas estratégicos de investimento, a recuperação Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica e a necessidade de produzir pesquisas e inovação para sanar problemas da população. Aconteceram também diversas outras atividades culturais (como, por exemplo, a apresentação da professora, poeta e rapper santista, Preta Rara, valorizando a cultura afro-brasileira), políticas (como uma manifestação contra a redução da maioridade penal) e científicas (como a apresentação a respeito das possibilidades do Projeto Sirius, um acelerador de partículas gerador de Luz Sincrotron de 4° geração, que pretende colocar o Brasil como referência nas pesquisas desta área).
Realizada desde 1948, no mês de julho, cada ano em uma universidade diferente do país, a Reunião Anual da SBPC é o maior evento do gênero na América Latina e um importante fórum para a discussão acerca dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um espaço de debates de políticas públicas em diversas áreas acadêmicas. A programação foi direcionada para docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais das mais diversas áreas, com o objetivo de discutir políticas públicas de ciência e tecnologia (C&T) e disponibilizar conhecimentos que possam ajudar a promover o desenvolvimento econômico e social do país. Durante o evento, a Expotec abrigou estandes de instituições de pesquisa de todo o Brasil: elas mostraram produtos e processos inovadores, resultado de seus projetos de pesquisa. Já a “SBPC Jovem”, reuniu experimentos científicos de baixo custo, jogos e oficinas, apresentados por universidades e institutos de pesquisa de vários locais do país.
A próxima reunião anual da SBPC será realizada em julho de 2016, em Salvador, BA.
Redes Sociais