Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do Curso Técnico em Aquicultura participam de Feira Nacional do Camarão em Natal, RN
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Aquicultura participam de Feira Nacional do Camarão em Natal, RN

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2013, 08h14 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2013, 08h14

No período de 10 a 13 junho de 2013 ocorreu na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, a FENACAM 2013 (Feira Nacional do Camarão), com a participação de alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Aquicultura, na modalidade à distância, do campus Caraguatatuba.

Alunos e professora do campus Caraguá posam em frente à pavilhão onde foi realizada a FENACAM 2013Alunos e professora do campus Caraguá posam em frente à pavilhão onde foi realizada a FENACAM 2013

A FENACAM comemorou sua 10ª edicação e na ocasião ocorreram quatro eventos simultaneamente: o X Simpósio Internacional de Carcinicultura, o VII Simpósio Internacional de Aquicultura, a X Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e o X Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

A FENACAM, realizada anualmente desde 2004, se consolidou como o mais importante evento da Aquicultura do Brasil e da América Latina. É um evento de caráter técnico-empresarial, congregando os seus principais atores e envolvendo o setor público, o acadêmico e o empresarial (micro, pequenos, médio e grandes produtores), representando uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, interação entre os principais atores desse setor e a divulgação dos produtos, matérias primas e serviços relacionados com a aquicultura brasileira.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarões (ABCC) - organizadora do evento - o grande desafio da FENACAM é sempre apresentar uma programação atualizada e diversificada, tendo em vista atrair a participação dos principais atores dessa importante cadeia produtiva, envolvendo prestadores de serviços, vendedores de bens setoriais, pesquisadores e estudantes vinculados aos cursos de Engenharia de Pesca e outras formações aquícolas, de nível superior e médio, bem como, principalmente, os produtores de camarão, de peixes e de moluscos de todo o país, incluindo nesse contexto os micros e pequenos produtores de peixes e camarões.

Os alunos Edson Rodrigues dos Santos, José Luiz Alves, Leandro Amaral Herrera e Simone Magalhães Soares Monteiro, do Curso Técnico em Aquicultura foram acompanhados pela professora Samara Salamene. Na oportunidade, os alunos assistiram a palestras de produtores e pesquisadores de diversos países, além de visitar a Feira, onde conheceram os principais produtos das empresas que atuam no setor aquícola. “Tudo que foi possível absorver durante o evento reforça e acrescenta o que aprendemos em nosso curso. Pudemos ver diversos trabalhos científicos voltados exclusivamente para a atividade de aquicultura. Na FENACAM foi possível saber o que acontece além de nossa visão regional, pois a feira retrata um panorama nacional e internacional”, relatou o aluno Leandro A. Herrera. Ainda segundo Herrera, os alunos também puderam observar a importância de uma associação (ABCC) na busca da regularização de uma atividade, planos de manejo sanitário, levantamento de dados e, principalmente, envolvimento político para as demandas do setor.

Texto: Samara Salamene

Alunos do Curso Técnico em Aquicultura e professora Samara Salamene durante a FENACAM 2013, realizada em Natal, RNAlunos do Curso Técnico em Aquicultura e professora Samara Salamene durante a FENACAM 2013, realizada em Natal, RN

registrado em:
Fim do conteúdo da página