Alunos do Curso Técnico em Aquicultura participam de Feira Nacional do Camarão em Natal, RN
No período de 10 a 13 junho de 2013 ocorreu na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, a FENACAM 2013 (Feira Nacional do Camarão), com a participação de alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Aquicultura, na modalidade à distância, do campus Caraguatatuba.
Alunos e professora do campus Caraguá posam em frente à pavilhão onde foi realizada a FENACAM 2013
A FENACAM comemorou sua 10ª edicação e na ocasião ocorreram quatro eventos simultaneamente: o X Simpósio Internacional de Carcinicultura, o VII Simpósio Internacional de Aquicultura, a X Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e o X Festival Gastronômico de Frutos do Mar.
A FENACAM, realizada anualmente desde 2004, se consolidou como o mais importante evento da Aquicultura do Brasil e da América Latina. É um evento de caráter técnico-empresarial, congregando os seus principais atores e envolvendo o setor público, o acadêmico e o empresarial (micro, pequenos, médio e grandes produtores), representando uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, interação entre os principais atores desse setor e a divulgação dos produtos, matérias primas e serviços relacionados com a aquicultura brasileira.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarões (ABCC) - organizadora do evento - o grande desafio da FENACAM é sempre apresentar uma programação atualizada e diversificada, tendo em vista atrair a participação dos principais atores dessa importante cadeia produtiva, envolvendo prestadores de serviços, vendedores de bens setoriais, pesquisadores e estudantes vinculados aos cursos de Engenharia de Pesca e outras formações aquícolas, de nível superior e médio, bem como, principalmente, os produtores de camarão, de peixes e de moluscos de todo o país, incluindo nesse contexto os micros e pequenos produtores de peixes e camarões.
Os alunos Edson Rodrigues dos Santos, José Luiz Alves, Leandro Amaral Herrera e Simone Magalhães Soares Monteiro, do Curso Técnico em Aquicultura foram acompanhados pela professora Samara Salamene. Na oportunidade, os alunos assistiram a palestras de produtores e pesquisadores de diversos países, além de visitar a Feira, onde conheceram os principais produtos das empresas que atuam no setor aquícola. “Tudo que foi possível absorver durante o evento reforça e acrescenta o que aprendemos em nosso curso. Pudemos ver diversos trabalhos científicos voltados exclusivamente para a atividade de aquicultura. Na FENACAM foi possível saber o que acontece além de nossa visão regional, pois a feira retrata um panorama nacional e internacional”, relatou o aluno Leandro A. Herrera. Ainda segundo Herrera, os alunos também puderam observar a importância de uma associação (ABCC) na busca da regularização de uma atividade, planos de manejo sanitário, levantamento de dados e, principalmente, envolvimento político para as demandas do setor.
Texto: Samara Salamene
Alunos do Curso Técnico em Aquicultura e professora Samara Salamene durante a FENACAM 2013, realizada em Natal, RN
Redes Sociais