Alunos de Meio Ambiente visitam o Parque Estadual da Serra do Mar.
No dia 11 de junho de 2015 os alunos do primeiro módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente do Câmpus Caraguatatuba visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba. A visita técnica fez parte das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Introdução a Ciências Ambientais, Sociedade e Meio Ambiente e Direito Ambiental. Os alunos foram acompanhados pelos professores Francisco Fabbro Neto, Maria do Carmo Cataldi Muterle e Samara Salamene.
imagem samara
O acesso ao parque se dá pela Rua do Horto Florestal, no Bairro do Rio do Ouro. A visita foi guiada pelos monitores do parque Diego Cardoso e Gabrielle Schumacher. O parque, que é uma unidade de conservação de proteção integral, possui 50 mil hectares de Mata Atlântica preservada, incluindo exuberantes paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas.
imagem sama
Os alunos e professores realizaram uma das trilhas do parque, conhecida como Trilha do Jequitibá. O percurso da trilha é de aproximadamente 1200 metros e o nível de dificuldade é considerado baixo. Entre os atrativos dessa caminhada pelo interior da floresta, incluem-se um refrescante banho em piscinas naturais de águas cristalinas e a observação de muitas espécies de pássaros e de árvores, como jequitibás centenários, figueiras brancas, canelas e guapuruvus com quase trinta metros de altura. Por meio da visita foi possível entender como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência desse ecossistema.
samara
O IFSP, Câmpus Caraguatatuba agradece aos órgãos que viabilizaram essa visita técnica: a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por disponibilizar o transporte de alunos e professores, e a gestão atual do parque, na pessoa do Sr. Miguel Nema Neto, por disponibilizar os monitores ambientais para acompanhar os visitantes na trilha
imagem
Redes Sociais