Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos apresentam trabalhos ao Reitor do IFSP
Início do conteúdo da página

Alunos apresentam trabalhos ao Reitor do IFSP

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2012, 14h14 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2012, 14h14

O Reitor do Instituto Federal de São Paulo, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, esteve em visita à cidade de Caraguatatuba na última sexta-feira, 9, oportunidade em que pode apreciar, no auditório, as atividades desenvolvidas por alunos do campus Caraguatatuba, com a intenção de difundir trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Reitor do IFSP, Prof. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, conversa com alunos durante visita ao campusReitor do IFSP, Prof. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, conversa com alunos durante visita ao campus

A primeira apresentação foi sobre o projeto Mulheres Mil, desenvolvido pelo campus Caraguatatuba e que este ano formou a 1ª turma do estado de São Paulo, no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Empreendedorismo. A aluna do projeto, Luciana Ferreira Mascarenhas, falou aos presentes sobre as melhorias que aconteceram em sua vida após iniciar o curso, com o início de seu negócio próprio e sua expansão. O programa Mulheres Mil foi ofertado a 100 mulheres e na oportunidade o reitor recebeu das mãos da aluna um DVD sobre as ações do projeto no campus Caraguá.

Logo após, o aluno Gabriel Lúcius dos Santos apresentou seu projeto de Iniciação Científica, intitulado ‘Cineclube Científico Itinerante’, sob orientação do Professor Ricardo Plaza. O trabalho realizado é uma apresentação interdisciplinar intitulada “Cinema, Ciência e Macacos: Análise científica dos filmes ‘O Planeta dos Macacos’” que mostra cenas de filmes e aborda discussões sobre temas científicos e históricos. O projeto já foi apresentado em 11 escolas do Litoral Norte e na cidade de Salesópolis. Segundo o aluno, a realização de um trabalho de Iniciação Científica o proporcionou uma maior experiência, confiança e maturidade.

Pelo PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), apresentaram-se os bolsistas Maria Dalvanir Ferreira Vital, Kátia Regina dos Santos da Apresentação, Mayara do Prado Franco, Mirian Morais de Oliveira, Thiago Santos da Silva e Carlos Alberto Gomes da Silva Junior, orientados pela professora Marta Senghi Soares, que contaram sobre suas experiências em salas de aula. Ao todo são 11 alunos contemplados trabalhando em duas escolas de Caraguatatuba.

Bolsistas do PIBID recebem certificados de participação, acompanhados pela Prof. Marta Senghi Soares, pelo reitor, Prof. Arnaldo Ciquielo Borges e pelo diretor geral, Prof. Adriano BarbosaBolsistas do PIBID recebem certificados de participação, acompanhados pela Prof. Marta Senghi Soares, pelo reitor, Prof. Arnaldo Ciquielo Borges e pelo diretor geral, Prof. Adriano Barbosa

Para a aluna Maria Dalvanir é maravilhoso acompanhar o dia-a-dia em uma sala de aula, pois os bolsistas conseguem colocar na prática o que aprenderam na teoria. A aluna Kátia apresenta que com o PIBID foi possível apresentar nas escolas novas formas de ensinar matemática, mudando a metodologia para que o aluno tome gosto pela área de exatas.

Seguindo com as apresentações, os alunos de Iniciação Científica orientados pela professora Vassiliki Boulomytis, mostraram suas pesquisas da área de Construção Civil. Na oportunidade a professora comentou que os alunos frequentemente fazem viagens à outras cidades para apresentar os trabalhos, como Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo e, recentemente, Brasília.

O primeiro aluno a se apresentar foi Hudson Richiéri, com o projeto ‘Desenvolvimento de Pluviômetro de Baixo Custo’. Para Hudson a pesquisa deu experiência para aplicação de métodos no mercado de trabalho, procurando alternativas mais baratas para materiais caros, além de ter adquirido mais conhecimento técnico para embasamento de trabalhos científicos.

Após a sua apresentação foi a vez da aluna Claudette Vitta, com um trabalho sobre a ‘Caracterização da Malha Cicloviária de Caraguatatuba’, apontando os principais problemas e fazendo um levantamento na região. “O trabalho só acrescentou, aprender a composição de textos científicos, toda a leitura para embasamento teórico, isso gera um diferencial. O profissional ganha destaque, respeito e valorização”, explicou a aluna.

Por último o grupo de alunas Aimée Vieira, Erika Castilho, Marina Sobral e Marli Caetano apresentaram o trabalho com o software gratuito SPRING (Sistema de Processamento de Informações Georeferenciais) para o ‘Levantamento de Canais Retificados’. Para a aluna Marli Caetano, os trabalhos científicos são importantes não somente para os alunos que os desenvolvem, “É além de tudo deixar o fruto do estudo acessível à população”, finaliza.

Alunos de Iniciação Científica da área de Edificações recebem certificado de participação, acompanhados pela Prof. Vassiliki Boulomytis, pelo Reitor e pelo Diretor Geral do campusAlunos de Iniciação Científica da área de Edificações recebem certificado de participação, acompanhados pela Prof. Vassiliki Boulomytis, pelo Reitor e pelo Diretor Geral do campus

registrado em:
Fim do conteúdo da página