Acadêmicos do IFSP-Caraguatatuba publicaram três artigos científicos na Revista Compartilhar
Em fevereiro de 2017, a primeira edição da Revista COMPARTILHAR – Revista de Extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) –publicou três artigos na sua sessão de Relatos de Experiência que são de autoria de acadêmicos do câmpus de Caraguatatuba do IFSP. Eles podem ser lidos online ou compartilhados por meio de download no seguinte link:
Os autores são estudantes dos cursos de licenciatura em matemática e tecnologia em processos gerenciais e fizeram parte de projetos de extensão e de iniciação científica nos anos de 2014 e 2015, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, atual coordenador do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba.
O artigo intitulado “ATIVIDADES DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADAS NO ÂMBITO DO IFSP – CARAGUATATUBA EM 2014”, que teve como autores Adriana de Andrade, João Pereira Neto e Ricardo Roberto Plaza Teixeira, apresentou um relato sobre as atividades de extensão realizadas em diversas escolas públicas da região em 2014, durante as quais foram discutidos temas de física moderna, cosmologia, experimentos científicos e aspectos do jogo de xadrez. Ele inicia-se na página 76.
O artigo intitulado “CINE-DEBATE: HISTÓRIA, CIÊNCIA E CULTURA”, teve como autores Adriana de Andrade, Ana Beatriz Vieira de Sousa, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus, Giovanna Ataria Campos Santos, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Lucas Demetrio Muniz, Rafael Brock Domingos e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Neste artigo há um relato das atividades de cine-debate desenvolvidas em 2015, com um foco especial na importância das diferentes etapas de estruturação de um cine-debate, de modo que os bolsistas de extensão envolvidos estejam preparados previamente para discutirem os filmes pelas mais diversas óticas e a partir de considerações filosóficas, sociais, cinematográficas, políticas, científicas, culturais e artísticas, com o objetivo de contribuir significativamente para a formação do pensamento crítico e reflexivo dos participantes desses eventos. Ele inicia-se na página 83. Este trabalho teve continuidade no ano de 2016, com o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP e desenvolvido no IFSP-Caraguatatuba.
O artigo intitulado “EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E AUDIOVISUAIS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO EM 2015” teve como autores Adriana de Andrade, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Rafael Brock Domingos e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este artigo faz um relato sobre algumas das atividades de extensão de educação científica que foram realizadas durante todo o ano de 2015, em que foram apresentadas palestras com temáticas sobre física moderna, cosmologia, astronomia, exobiologia e polinomiografia, bem como realizados experimentos científicos de baixo custo e oficinas sobre o jogo de xadrez e outros jogos lógicos e geométricos. Este trabalho também teve continuidade no ano de 2016, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”.
Estas publicações sobre trabalhos orientados pelo professor Ricardo Plaza revelam a importância de trabalhos acadêmicos desenvolvidos com seriedade em atividades de extensão que dialoguem com a pesquisa e o ensino, tendo como escopo um espectro diversificado de temas e assuntos das ciências naturais e das humanidades, de forma a ampliar os horizontes culturais dos participantes. Uma das suas consequências mais importantes é que elas aproximaram o IFSP da comunidade da região do litoral norte, sobretudo das escolas públicas existentes nos municípios desta região, ajudando na tarefa de atender demandas educacionais. Além disto, o envolvimento dos bolsistas de extensão com as atividades propostas intensificou os laços com os seus cursos de graduação no IFSP, com consequências positivas sobre os seus desempenhos acadêmicos e sobre o amadurecimento intelectual de cada um.
Redes Sociais