Início > Antigas > SNCT 2014 - Vale Tudo do Concreto e Pontes de Macarrão

SNCT 2014 - Vale Tudo do Concreto e Pontes de Macarrão

Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2014, 15h05 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2014, 15h05

Nos dias 15 e 17 de outubro de 2014, o curso de Técnico em Edificações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Caraguatatuba, apresentou através da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, os concursos “Vale Tudo do Concreto” e “Pontes de Macarrão” respectivamente.

dsc03430dsc03430

Corpos-de-provaCorpos-de-prova

No “Vale Tudo do Concreto”, coordenado pelo professor José Américo, os alunos participantes moldam, utilizando principalmente conhecimentos da disciplina Materiais de Construção, corpos-de-prova de concreto para ruptura à compressão aos 7 dias de idade e o concreto mais resistente é premiado.

Participantes e espectadores observando realização da provaParticipantes e espectadores observando realização da prova
Participantes e espectadores observando realização da prova

Prensa HidráulicaPrensa Hidráulica
Prensa Hidráulica

O Vale Tudo está no seu 6° ano de competições e nesta competição é incentivada a utilização de materiais inovadores e alternativos para composição dos concretos, além de areia, pedra, cimento que normalmente são utilizados. Durante a competição, que sempre reúne uma grande quantidade de participantes e espectadores, os corpos-de-prova são rompidos em uma prensa hidráulica. Nesta edição do Vale Tudo, a equipe campeã, composta pelos estudantes Eula Paula Silva Rafael, Roberta Camilo Tagliaferro Perez e Valter Augusto, alcançou a resistência de 65,5 MPa, o que equivale aproximadamente a 655 kgf/cm2. Esta resistência é muito superior a dos concretos utilizados em obras corriqueiras, que alcançam em torno de 350 kgf/cm2.

Já no concurso de “Pontes de Macarrão”, coordenado pelos professores Samir Fagury e Emerson Oliveira, os alunos constroem uma ponte em modelo reduzido utilizando macarrão e cola e, através de um teste de carga, a ponte é destruída, a ponte mais resistente e a mais bela são premiadas.

Pontes de MacarrãoPontes de Macarrão
Pontes de Macarrão

Os alunos constroem pontes em modelo reduzido, de acordo com regras pré-estabelecidas, utilizando macarrão espaguete n° 08 e colas fria ou quente. Esta que foi a primeira edição do concurso apresentou uma grande variedade de modelos de pontes: treliçadas, estaiadas e em arco. As pontes foram julgadas no quesito beleza (estética) e no quesito resistência, no qual um peso é posto na ponte de macarrão, por meio de um balde preenchido com areia, até à ruína da ponte. O aluno Rafael Côrtes Marques foi premiado como o 1° colocado no quesito resistência, e no quesito estética venceu a equipe dos alunos Davi Silva, Caroline Michaele e Maria Paula.

img_1695img_1695Os primeiros colocados, em ambos os concursos, receberam bolsas de estudo em cursos das empresas locais People Caraguatatuba e On Byte cursos de qualificação profissional, livros técnicos doados pelos professores João Dalton Daibert e Julio Salgado, ambos da área de Edificações, além de medalhas e troféus. Uma premiação especial foi dada à ponte mais resistente: R$ 100,00 (cem reais), doação do professor Emerson Oliveira, um dos coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSP campus Caraguatatuba 2014.

A professora Silvete Mari Soares, coordenadora do curso técnico em Edificações, considera os dois eventos de suma importância para o curso, especialmente por promover a criatividade e o espírito da pesquisa entre os alunos, lembrando que os eventos contaram com a participação de estudantes do primeiro ao quarto módulo do curso.

dsc03537dsc03537

De acordo com o prof. José Américo A. S. Filho, o vale tudo do concreto é uma excelente oportunidade para os alunos do curso colocarem em prática os conhecimentos sobre os materiais de construção. O uso de materiais inovadores e alternativos para composição dos concretos, além dos materiais normalmente utilizados, pode ser um diferencial para a equipe competidora alcançar o primeiro lugar.

dsc00068dsc00068

Segundo o prof. Samir Fagury, o concurso de pontes de macarrão remete diretamente aos ensinamentos de praticamente todas as disciplinas da área de Edificações, já que o trabalho em equipe, o planejamento, o conhecimento sobre os materiais de construção, e a avaliação estrutural dos modelos avaliados, são pontos extremamente importantes para o sucesso das equipes.

img_1741img_1741