Início > Antigas > Estudantes de Matemática participam de Simpósio na USP

Estudantes de Matemática participam de Simpósio na USP

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 14h10 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2015, 14h10

No dia 23 de junho de 2015, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Caraguatatuba, estiveram na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) participando de um simpósio acadêmico sobre educação científica. Os quatro estudantes – João Pereira Neto, Julio Manoel de Campos Souza, Ariane Aparecida Roque Horta Pereira e Dérick Alves de Jesus – participaram do evento acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professor Ricardo e estudantes na Faculdade de Educação da USPProfessor Ricardo e estudantes na Faculdade de Educação da USP

As atividades do Simpósio “Produção e utilização de materiais didáticos no ensino e divulgação das Ciências Naturais: memórias e perspectivas” ocorreram no auditório da FEUSP entre 9h30min e 18h30min. Ele foi organizado pelas professoras Martha Marandino, Lucia Sasseron e Alessandra Bizerra. Este simpósio fez uma recapitulação da história da produção de materiais didáticos em ciências naturais no Brasil e em outros países. Uma ênfase especial foi dada para os materiais produzidos nos EUA entre as décadas de 1950 e 1970, no contexto da guerra fria, e que foram disseminados em diversos países europeus e latinoamericanos, como foi o caso do PSSC (Physical Science Study Commitee), do BSCS (Biological Science Curriculum Studies), do CHEM (Chemical Education Material Study) e o CBA (Chemical Bond Approach). No início deste Simpósio, foi feito o lançamento do documentário "Memória dos Materiais Didáticos no Ensino de Ciências" com entrevistas com as professoras Myriam Krasilchik, Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daisy de Brito Rezende, que foram em seguida homenageadas pelas suas contribuições para o desenvolvimento da educação científica no Brasil.

Professoras Anna Maria, Myriam, Daisy e MarthaProfessoras Anna Maria, Myriam, Daisy e Martha

Pela tarde ocorreu uma mesa-redonda sobre “Perspectivas da Pesquisa sobre Materiais Didáticos no Ensino de Ciências” e outra mesa-redonda sobre “Perspectivas da Pesquisa sobre Materiais Didáticos na Divulgação Científica”. Nesta última, foi ressaltada a importância da existência de iniciativas para que a popularização da ciência alcance diferentes perfis de brasileiros, inclusive de modo a atrair mais meninas e mulheres para áreas científicas, por meio de estratégias como a ampliação da presença de temas científicos na TV e em redes sociais e o aumento do envolvimento da comumidade científica nesta tarefa. Assim sendo, os principais objetivos da divulgação científica, segundo os debatedores, devem ser: promover ferramentas cognitivas e políticas para a leitura do mundo construido e transformado pela ação humana; empoderar a população para a participação cidadã no cotidiano coletivo e para a defesa de seus interesses nos processos decisórios; capacitar cada pessoa para entender a produção científica e tecnológica como portadora de histórias, recortes, decisões, incertezas, interesses, limites e custos ambientais; promover o uso do conhecimento científico como fator de inclusão social; promover a apreciação estética do conhecimento científico; promover a ciência e a tecnologia como opção de carreira para os jovens ou como área de interesse público para todos.