Início > Antigas > Colóquio discute formação dos elementos da Terra e extinção dos dinossauros

Colóquio discute formação dos elementos da Terra e extinção dos dinossauros

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 22h30 | Última atualização em Quarta, 17 de Setembro de 2014, 22h30

No dia 17 de setembro de 2014 pela manhã, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Bacharel em Física e Mestre em Física Nuclear pelo Instituto de Física da USP, Pedro Vinícius Guillaumon, apresentou o “Colóquio da Matemática” intitulado: “Da formação da Terra à extinção dos dinossauros: o que se pode saber através de análises de rochas vulcânicas”. As ideias básicas deste colóquio são provenientes da dissertação de mestrado recentemente defendida por Pedro Vinícius que foi orientado em suas pesquisas pelo Prof. Dr. Iuda D. Goldman do Instituto de Física da USP. Este colóquio foi realizado sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, pertencente à equipe de docentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Pedro Vinícius GuillaumonPedro Vinícius Guillaumon

Em sua apresentação, Pedro fez uma análise dos modos como diferentes elementos atômicos da tabela periódica são formados, a partir de reações nucleares que ocorrem nas estrelas. A partir do átomo mais leve existente, o Hidrogênio (cujo núcleo é composto por apenas um próton), são formados átomos cada vez mais pesados, como o de Hélio, o de Lítio e o de Carbono. Um dos focos de análise de Pedro neste colóquio foi sobre discrepâncias e dúvidas existentes a respeito da abundância de diversos elementos no sistema solar, na crosta da Terra e em camadas mais profundas do nosso planeta, usando para isso a técnica de irradiação de rochas vulcânicas, de diversas proveniências, por nêutrons térmicos, seguida pela detecção dos gamas produzidos.

Público presente no ColóquioPúblico presente no Colóquio

Uma das questões abordadas no Colóquio foi a respeito da possibilidade de a extinção dos dinossauros que ocorreu há cerca de 65 milhões de anos ter sido causada por uma grande atividade vulcânica (hipótese alternativa) e não devido à colisão de um grande meteoro com a Terra (hipótese mais aceita atualmente). A “assinatura” deste evento está relacionada à grande presença do elemento químico Irídio que também é comum em meteoros. Segundo as medidas de Pedro Vinícius, a presença de Irídio nas rochas vulcânicas é menor que 1% daquela existente em meteoros, o que é um indício de que a hipótese alternativa do vulcanismo para explicar a extinção dos dinossauros possivelmente está errada.

Apresentação de uma das transparências do trabalho de Pedro ViníciusApresentação de uma das transparências do trabalho de Pedro Vinícius

Pedro apresentou dados em sua pesquisa sobre a presença de diversos elementos nas rochas vulcânicas coletadas em diferentes regiões da Terra. De particular interesse foram as suas medidas a respeito da abundância do Tório e do Urânio, elementos fundamentais para a Física Nuclear. Também foram de grande interesse as medidas sobre a presença de muitas das chamadas Terras Raras que são fundamentais para o desenvolvimento de computadores e celulares e se tornarão cada vez mais importantes para o desenvolvimento econômico dos países, em geral. Finalmente, foram apresentados alguns resultados que possibilitam avaliar a forma como algumas ilhas do Havaí se formaram.

Pedro Vinícius esteve presente durante o início desta semana no 4º Congresso Internacional de Química Nuclear, que ocorreu em um Hotel na praia de Maresias, em São Sebastião. Neste importante congresso que pela primeira vez foi sediado no Brasil (as versões anteriores ocorreram na Turquia, no México e na Itália), ele apresentou o trabalho “Measurements of trace elements in volcanic lavas”, cujos autores, além do próprio P. V. Guillaumon, foram E. B. Norman, K. J. Thomas, P. R. Pascholati, T. Madi-Filho e I. D. Goldman.

Professores da ETEC-Caraguatatuba presentes: Bruno, Douglas e MarcelloProfessores da ETEC-Caraguatatuba presentes: Bruno, Douglas e Marcello

No público presente estiveram estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, estudantes de outros cursos do IFSP, diversos professores do próprio IFSP e estudantes de ensino médio da ETEC-Caraguatatuba (instituição vizinha ao IFSP-Caraguatatuba) acompanhados pelos seus professores Douglas Carlos Vilela, Bruno Reis e Marcello Alves. A oportunidade de participar de eventos acadêmicos deste tipo colabora significativamente para a maturidade intelectual dos estudantes e incentiva-os para a pesquisa científica. Este colóquio, assim como todos os anteriores, foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP.

Texto elaborado com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira