Início > Noticias > Biblioteca do Câmpus Recebeu Alunos do PROEJA
Informação, Comunicação e Conhecimento

Biblioteca do Câmpus Recebeu Alunos do PROEJA

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 16h09 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 09h03

A IX Semana Cultural do IFSP Câmpus Caraguatatuba ocorreu entre os dias 20 e 24 de maio com diversas atividades e participação dos discentes, servidores e comunidade.

No dia 20 de maio a Biblioteca do campus recebeu alunas e alunos do PROEJA para uma palestra sobre "Informação, Comunicação e Conhecimento". Esta atividade foi conduzida pela equipe da Biblioteca do Câmpus Caraguatatuba e recebeu o apoio da professora Jaqueline Lopes.

A turma do PROEJA foi recepcionada pelas auxiliares de biblioteca Mariana e Tamy e pela coordenadora bibliotecária Maria José que palestraram sobre a evolução da comunicação humana e a importância da busca pela informação para o conhecimento pessoal e científico. Durante a apresentação alunas e alunos contaram sobre suas experiências com pesquisas escolares, formas de uso das novas tecnologias e seu relacionamento com a Internet.

Por meio de slides que, de forma irreverente trouxeram temas para discussão entre os presentes, foram discutidos assuntos como: a comunicação humana desde as inscrições nas cavernas datadas de 8000 a.C até os dias de hoje onde a comunicação volta a ser feita por meio de figuras (emoticons), a evolução da escrita e das formas de disseminação do conhecimento, uma breve história da Biblioteconomia, o nascimento das bibliotecas e seu desenvolvimento até dias de hoje.

Os alunos contaram suas experiencias em bibliotecas escolares e municipais, como eram feitas suas pesquisas antes do advento da Internet e a relação deles com as informações coletadas virtualmente, hoje, que voltaram a estudar.

A auxiliar de biblioteca Tamy realizou um tour pela biblioteca junto aos alunos apresentando o acervo e os serviços prestados pela biblioteca e pontuando a importância dos alunos não se limitarem apenas aos livros relacionados aos seus cursos. Todo o acervo da biblioteca está disponível para consulta e/ou empréstimo independente da área em que os usuários estão matriculados.

Ao final da atividade a turma recebeu o manual da biblioteca e de lembrança um marcador de livro como forma de incentiva-los à leitura e a busca do conhecimento.

Fonte: Equipe Bilioteca