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NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 08h31 | Última atualização em Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 08h49

O Instituto Federal conta com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, mais conhecido como NAPNE, que é formado por servidores responsáveis por criar projetos, prestar apoio educacional, orientar estudantes com deficiências, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades, entre outras atribuições, difundindo e programando diretrizes de inclusão no âmbito do câmpus.

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP do câmpus Caraguatatuba é um núcleo propositivo e consultivo que media as ações inclusivas no câmpus, buscando o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos.

Este núcleo realiza ações como identificar a ausência de estrutura adequada no câmpus, e encaminhar solução de providências; capacitação; acessibilidade, viabilização de Políticas Públicas e aquisição de equipamento que favoreçam a qualidade de aprendizagem do aluno. Todas essas ações visam colaborar na formação técnica e humana do aluno, promovendo sua inserção no mundo do trabalho, sua autonomia no exercício de direitos e na sua construção como cidadão.

Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um.

O NAPNE articula pessoas e instituições desenvolvendo ações de implantação e implementação do Programa TEC NEP (Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas) no âmbito interno, envolvendo servidores, discentes e a comunidade. Tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade, e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

Conforme Resolução n. 137, de 4 de novembro de 2014, título III, artigo 3º, são objetivos do NAPNE:

I. Criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;

II. Prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do câmpus;

III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do câmpus;

IV. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão no IFSP.

 V. Promover a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação como diretrizes do câmpus.
 

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