Início > Antigas > Artigo científico relatando trabalhos do curso WEB é apresentado em congresso internacional na Grécia

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 06h41 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 06h41

Um artigo científico dos trabalhos interdisciplinares do Curso Técnico em Informática para Internet do IFSP Câmpus Caraguatatuba foi aprovado e apresentado em Atenas, na Grécia.

O artigo foi enviado para o "2nd Annual International Symposium on Interdisciplinary Studies" por uma iniciativa da Professora Dra. Luciana Brasil e foi produzido em parceria com os Professores MSc Renan Cavichi, MSc. Lucas Venezian, Esp. Luiz Rodrigues, do IFSP,  e o Professor Dr. Adilson Marques da Cunha, do ITA, que fez a apresentação semana passada em Atenas.

Os projetos interdisciplinares desenvolvidos no terceiro módulo do curso foram coordenados pelo prof. Renan Cavichi nos últimos anos, com o apoio dos demais professores do módulo. O artigo traz os resultados da turma que finalizou o curso no primeiro semestre de 2016, e demonstra estatisticamente um aumento de rendimento, frequência e também motivação dos alunos. A comparação é realizada entre a abordagem tradicional de aprendizagem e a abordagem de aprendizagem baseada em projetos.

Os projetos adotaram o método educativo de aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning) e abordam o uso das Tecnologias Web para "Melhoria da Qualidade de Vida e/ou Utilidades Públicas”. Os sistemas foram desenvolvidos com Métodos Ágeis de Engenharia de Software (framework Scrum) e Avaliações de Usabilidade.

Os sites abordados no artigo foram:

O Projeto Mapa Esporte – mapaesporte.com oferece aos moradores e turistas da cidade de Caraguatatuba um mapa interativo para explorar os principais pontos públicos e privados para prática de diversas modalidades esportivas. O site permite que o visitante encontre informações sobre os locais por meio do computador ou dispositivos móveis. As empresas esportivas da região também podem se cadastrar e divulgar seus locais no mapa. (Alunos Responsáveis: Amanda Braz, Gabriela Yuri, Gabriel Granja, Lucas Agostinho e Matheus Nascimento).

O projeto YouCover.tv – youcover.tv propõe uma rede social especializada em compartilhamento de vídeos musicais. O sistema tem por objetivo incentivar músicos amadores e profissionais a difundirem sua cultura musical. No site o visitante pode explorar as músicas enviadas por categoria, criar um perfil, enviar covers, seguir outros membros, curtir e comentar vídeos. (Alunos Responsáveis: Fernando Biani, Gabriela Costa, Raphael Albano e Roger Keithi).

Este resultado ratifica a mudança do Projeto Pedagógico do Curso, que a partir de 2018, deve adotar o método de aprendizagem baseado em projetos interdisciplinares nos três módulos do curso. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!