Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica ocorrerá no IFSP Caraguatatuba no mês de julho

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 06h39 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 06h39

• Título: “Minicurso de Inverno – Introdução à Astrofísica”.

• Local:  Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP. Entrada pela Avenida Bahia.

• Dias das aulas: 03/04/05/06/07 de julho de 2017 (segunda-feira a sexta-feira).

• Horário das aulas: entre 16:15 e 18:15.

• Carga horária total: 10 horas.

• Público alvo: a preferência será para estudantes universitários do IFSP, com prioridade para estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

• As atividades deste Minicurso de Inverno são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados.

• Inscrição: é necessário se inscrever até 23/06/2017 por meio do site www.educacaocientifica.com.br para realizar este Minicurso de Inverno.

• Professor que ministrará as aulas: Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman (Professor Titular do Instituto de Física da USP).

• Professor organizador responsável: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

• Número de vagas para alunos matriculados no curso: 25.

• Programa do Curso: o cosmos; tópicos de astrofísica; relatividade especial e geral; dilatação do tempo; verificações experimentais da relatividade; big bang; matéria escura; energia escura; partículas de hiper-energia; física além da física.

• Estas atividades educacionais estão vinculadas diretamente ao programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e aos projetos de pesquisa de iniciação científica orientados pelo professor Ricardo Plaza.