Alunos da Escola Ismael Iglesias visitam o IFSP Campus Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2014, 16h44 | Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2014, 16h44

Na noite do dia 17 de abril de 2014, alunos do terceiro ano de ensino médio da Escola estadual Ismael Iglesias visitaram as instalações do campus de Caraguatatuba do IFSP, onde realizaram várias atividades educacionais. A visita foi organizada pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Luis Américo Monteiro Junior, ambos do IFSP. Os alunos vieram acompanhados por quatro professores de sua escola: Solange Maria da Silva Costa, Marcelino dos Santos Pereira, Carlos Cesar Galante e Roseli Maria Maia Camargo.

Na abertura dos eventos desta noite houve uma recepção aos alunos que escutaram explicações sobre o funcionamento do IFSP, feitas pelo diretor do campus, professor João Roberto Moro, e pela gerente educacional, professora Marta Senghi Soares. Diversos alunos do próprio IFSP também participaram de parte das atividades.

O aluno Leandro Carvalho Julio, do curso de Licenciatura em Matemática, na sequência, fez uma apresentação intitulada “Reflexões sobre Inteligência Artificial e Consciência”, na qual apresentou um pouco da história da computação e analisou cenas de filmes de ficção científica para ilustrar algumas ideias desenvolvidas.

Aluno Leandro Carvalho Julio apresenta trabalho sobre inteligência artificialAluno Leandro Carvalho Julio apresenta trabalho sobre inteligência artificial

Após um pequeno intervalo, os alunos se dividiram em dois grupos. Um grupo ficou no Laboratório de Matemática do campus, onde o professor Luis e os alunos de licenciatura em matemática participantes do programa PIBID realizaram atividades experimentais de matemática.

A outra metade ficou no auditório onde o professor Ricardo, seus orientados e alguns alunos voluntários realizaram atividades de experimentação e de divulgação científica, bem como trabalharam com enigmas matemáticos que foram propostos para serem resolvidos pela turma. Após cerca de meia hora, as duas metades trocaram de salas de modo que todos os alunos participassem de todas as atividades propostas.

Alguns dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática que organizaram as atividadesAlguns dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática que organizaram as atividades

Eventos como este se mostraram bastante produtivos, tanto para os alunos de escolas públicas que visitam a instituição e aprendem mais sobre matemática e ciência, quanto para nossos alunos que desenvolvem habilidades docentes e devolvem à comunidade um pouco daquilo que estão aprendendo em seus cursos.

Estudantes da Escola Estadual Ismael Iglesias tentam resolver desafio matemáticoEstudantes da Escola Estadual Ismael Iglesias tentam resolver desafio matemático

Texto produzido pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.