Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP participaram do VI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Itapetininga

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 09h21 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 09h21

Entre os dias 10 e 12 de novembro de 2015 aconteceu o VI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (VI CINTEC), no câmpus de Itapetininga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), evento este que foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP. Diversos estudantes e professores do câmpus de Caraguatatuba do IFSP estiveram presentes participando das atividades acadêmicas propostas e apresentando trabalhos que foram selecionados e aprovados pelos pareceristas consultados pela organização do evento.

Os estudantes do IFSP obtiveram apoio financeiro para transporte, hospedagem e alimentação de modo a que conseguissem efetivamente participar do evento. Estes estudantes que se hospedaram na cidade de Itapetininga, participaram do congresso durante os seus três dias e estiveram acompanhados pelos professores Luis Américo Monteiro Junior e Ricardo Roberto Plaza Teixeira, foram: Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, João Pereira Neto, Julio Manoel de Campos Souza, Pamela Santos Bezerra, Kimberly Souza dos Santos, Rafael Ribeiro dos Santos, Victor Brunieri Constantino e Jocimir Matos da Silva. A participação destes estudantes em todas as atividades do VI CINTEC contribuiu de forma relevante para a formação acadêmica de cada um. Nas palavras do estudante Rafael Santos: “Esta foi a melhor experiência que já tive na minha vida”. O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Eduardo Alves da Costa, salientou durante o CINTEC a importância da participação dos estudantes para a pesquisa realizada no IFSP.

A aluna Ana Paula Negri de Macedo do IFSP-Caraguatatuba participou de uma mesa-redonda com o tema “Mulheres na Computação” e em suas intervenções procurou refletir sobre questões de gênero nesta área a partir de sua experiência como estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Por sua vez, o professor Ricardo Meloni do IFSP-Sertãozinho apresentou uma palestra sobre a experiência que teve no CERN, o Centro de Pesquisa Europeu voltado para o estudo de partículas, onde está sediado o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (“Large Hadron Collider” ou “Grande Colisor de Hádrons”). A sua apresentação se deu sob o ponto de vista da área de ensino de física e ele mostrou algumas paródias musicais para o ensino de física moderna que ele produziu a partir da sua visita ao CERN.

Já o professor Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos, do câmpus de Diadema da Unifesp, apresentou uma palestra sobre divulgação científica e as formas como ela pode auxiliar a melhorar os níveis de educação científica. A coordenação desta palestra coube ao professor Vicente Pereira de Barros, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Itapetininga.

 

Um evento importante do CINTEC foi o encontro de pesquisadores do IFSP para discutir as perspectivas e os obstáculos para a realização de pesquisas acadêmicas nos diferentes câmpus do IFSP. O professor Emerson dos Reis, diretor de pesquisa do IFSP, conduziu as discussões que ocorreram.

No último dia do evento, ocorreu uma atividade de discussão acerca do Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) que é coordenado pelo professor Marcelo Bonetti que esteve presente e conduziu o debate. O câmpus de Caraguatatuba do IFSP também participa do programa Pibid (sob a coordenação dos professores Luis Américo Monteiro Junior e Jaqueline Lopes) com 24 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática que recebem bolsas financiadas pelo governo federal e colaboram com os processos educacionais de quatro escolas públicas de Caraguatatuba que são parceiras do programa.

Discussão sobre o Pibid com o professor Marcelo BonettiDiscussão sobre o Pibid com o professor Marcelo Bonetti

Dez trabalhos foram apresentados por estudantes do IFSP-Caraguatatuba durante o VI Cintec nas formas de pôsteres ou de comunicações orais. O estudante de Licenciatura em Matemática, Lucas Conelian de Oliveira, apresentou o trabalho intitulado “O ensino de matemática, o uso das novas tecnologias e a contemplação da arte: a polinomiografia”; a estudante de Licenciatura em Matemática, Adriana de Andrade, apresentou o trabalho “O xadrez como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades cognitivas”; o estudante de Licenciatura em Matemática, João Pereira Neto, apresentou o trabalho “O papel do audiovisual na prática e ensino de ciências e de divulgação científica”; estes três trabalhos foram orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O estudante de Licenciatura em Matemática, Julio Manoel de Campos Souza, apresentou o trabalho “Apontamentos teóricos sobre a educação estatística voltados aos cursos tecnólogos”; a estudante de Licenciatura em Matemática, Pamela Santos Bezerra apresentou o trabalho “O ensino de geometria euclidiana por meio de origami”; estes dois trabalhos foram orientados pelo professor Luis Américo Monteiro Junior. A estudante de Licenciatura em Matemática Kimberly Souza dos Santos apresentou o trabalho “A formação pedagógica do professor na licenciatura – Que formação é essa?”, que foi orientado pela professora Andressa Mattos Salgado Sampaio. O estudante do curso técnico em meio ambiente, Rafael Ribeiro dos Santos, apresentou o trabalho “Análise de viabilidade na implementação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos domésticos no município de Caraguatatuba, SP”, que foi orientado pela professora Samara Salamene. O estudante do curso técnico em edificações, Victor Brunieri Constantino, apresentou o trabalho “Estudo comparativo entre alvenaria com tijolos ecológicos e alvenaria convencional”; por sua vez, o estudante do curso técnico em edificações, Jocimir Matos da Silva, apresentou o trabalho “Modelo estrutural qualitativo como instrumento didático no curso técnico em edificações”; estes dois trabalhos foram orientados pela professora Silvete Mari Soares. Finalmente as estudantes Jade C. P. Fida e Maria Betânia Vieira apresentaram o trabalho “Cartilha para o uso racional da água nas edificações”, acompanhadas dos professores Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa e João Dalton Daibert que orientaram esta pesquisa (o trabalho também contou com a autoria da estudante Bruna N. Macedo).

Professor João Dalton, alunas Betânia e Jade e professor AdrianoProfessor João Dalton, alunas Betânia e Jade e professor Adriano

Lucas em sua apresentaçãoLucas em sua apresentação

Adriana em sua apresentação Adriana em sua apresentação

João junto a seu pôsterJoão junto a seu pôster

Julio em sua apresentaçãoJulio em sua apresentação

Pamela junto a seu pôsterPamela junto a seu pôster

 

Kimberly em sua apresentaçãoKimberly em sua apresentação

Rafael junto a seu pôsterRafael junto a seu pôster

Victor em sua apresentaçãoVictor em sua apresentação

Jocimir junto a seu pôsterJocimir junto a seu pôster

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página