Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

VI Seminário de Iniciação Científica ocorreu no IFSP-Caraguatatuba com grande êxito

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 20h39 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 20h39

No dia 20 de outubro de 2016, quinta-feira, pela manhã e de noite, aconteceu com êxito o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Litoral Norte, nas dependências do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para este evento foram inscritos um total de 58 trabalhos de pesquisa em nível de iniciação científica. Eles foram apresentados na forma de comunicações orais de 10 minutos, sendo que após cada apresentação existiu um tempo de 5 minutos destinado para perguntas e questionamentos aos autores.

Professores Luis Américo e Ricardo Plaza junto com autores de trabalhos apresentados durante a manhãProfessores Luis Américo e Ricardo Plaza junto com autores de trabalhos apresentados durante a manhã

Durante o período da manhã do dia 20/10/2016, 12 trabalhos na área da Licenciatura em matemática e da educação foram apresentados no auditório, a partir das 8 da manhã, com os trabalhos se prolongando até às 13 horas. Na grande maioria, durante o período da manhã foram apresentados trabalhos de licenciandos em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, mas três dos trabalhos foram de estudantes da comunidade externa ao IFSP-Caraguatatuba: pelo estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Campos do Jordão, Rodrigo Ferreira de Moura, que estava acompanhado pelo seu orientador, Prof. Me. Walas Leonardo de Oliveira; pelo estudante do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, Luis Henrique Rocha Mendes; e pelo estudante de enfermagem também do Centro Universitário Módulo, Gabriel T. Matsumura.

Apresentação do estudante Luis HenriqueApresentação do estudante Luis Henrique

Apresentação do estudante Gabriel MatsumuraApresentação do estudante Gabriel Matsumura

Professores Walas Oliveira e Ricardo Plaza junto com estudantes Rodrigo, Roberta, Deive e João que apresentaram seus trabalhos entre 8h e 9h da manhãProfessores Walas Oliveira e Ricardo Plaza junto com estudantes Rodrigo, Roberta, Deive e João que apresentaram seus trabalhos entre 8h e 9h da manhã

No período da noite do dia 20/10/2016, as comunicações orais dos trabalhos foram apresentadas em quatro salas distintas, de acordo com quatro diferentes áreas do conhecimento em que o IFSP-Caraguatatuba atua de modo prioritário.

Na sala 105A, o Prof. Dr. Leandro César de Lorena Peixoto foi o coordenador das apresentações de trabalhos de pesquisa da área de Edificações. Os 8 trabalhos inscritos abordaram temas de interesse social na área da Construção Civil, métodos construtivos e novas tecnologias na produção de concreto.

Apresentação de aluna Yasmini Torres na área de edificaçõesApresentação de aluna Yasmini Torres na área de edificações

Público presente na área de edificaçõesPúblico presente na área de edificações

Na sala 204, sob a coordenação do Prof. Dr. Ederson Rafael Wagner, com grande público presente, foram apresentados 14 diferentes trabalhos área de Informática, submetidos por alunos dos câmpus Caraguatatuba e São Paulo. Os trabalhos abordaram diversos temas de diferentes áreas como imagens digitais, inglês para cursos de ADS, classificação de expressões visuais para interpretação de LIBRAS, sistemas de auxílio em atividades médicas e oftalmológicas, bancos de dados, deep learning, gerenciamento de ocorrências em laboratórios de computação, ferramentas e softwares educacionais, economia de energia elétrica e outros temas relacionados principalmente ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Professor Ederson Wagner e estudante Gil CarelliProfessor Ederson Wagner e estudante Gil Carelli

Público presente nas apresentações da área de informáticaPúblico presente nas apresentações da área de informática

Apresentação do estudante Uriel CalviApresentação do estudante Uriel Calvi

No auditório, 16 trabalhos da área de Gestão que foram selecionados para serem apresentados sob a coordenação da Profa. Dra. Marlette Cassia Oliveira Ferreira, inclusive um trabalho de estudante da FATEC. Os trabalhos versaram sobre temas como marketing, lealdade no varejo, cooperativa de crédito, estilos de liderança, consumo socialmente responsável, economia solidária, compra por impulso, qualidade no serviço e responsabilidade social. Os familiares do estudante Luis Fernando Guimarães da Silva (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais) estiveram presentes prestigiando e assistindo as apresentações, o que é um sinal da valorização familiar que confere à educação um valor intangível; o IFSP agradece aos familiares deste e de outros alunos que procuram incentivar a produção acadêmica destes jovens estudantes.

Aluna apresenta trabalho na área de gestãoAluna apresenta trabalho na área de gestão

Estudante Luis Fernando com seus familiaresEstudante Luis Fernando com seus familiares

Estudante apresenta trabalho na área de gestãoEstudante apresenta trabalho na área de gestão

Alguns dos apresentadores de trabalhos na área de gestão junto com a professora MarletteAlguns dos apresentadores de trabalhos na área de gestão junto com a professora Marlette

Finalmente, na sala 207, 8 trabalhos foram selecionados para serem apresentados na área de Recursos Naturais sob a coordenação da Profa. Dra. Shirley Pacheco de Souza. A sala lotou com a presença de 65 pessoas para assistir as apresentações, inclusive com pessoas tendo que se sentar no chão. A maioria das apresentações foi de estudantes da Faculdade de Biologia do Centro Universitário Módulo, mas um dos trabalhos sobre Etnometeorologia caiçara foi do estudante Pedro Aragão Moreira Lima do Curso Técnico em Meio Ambiente do próprio IFSP-Caraguatatuba. Três professoras de Biologia do Centro Universitário Módulo estiveram presentes acompanhando estas apresentações.

Professora Shirley com professoras do Módulo e alunos que apresentaram trabalhos no SIC 2016Professora Shirley com professoras do Módulo e alunos que apresentaram trabalhos no SIC 2016

Estudante apresenta trabalho na área de recursos naturaisEstudante apresenta trabalho na área de recursos naturais

Eventos como o VI Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte colaboram decisivamente para a formação acadêmica dos estudantes e com o desenvolvimento de uma cultura propícia à pesquisa no IFSP-Caraguatatuba e na região, como ficou patente pelo excelente nível dos trabalhos de investigação apresentados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página