Início > Antigas > SETECO 2016 & SNCT 2016 - Curso Técnico em Edificações apresenta Vale tudo do Concreto, desafio das Pontes de Macarrão, minicursos e diversas palestras

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 19h25 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 19h25

O curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, apresentou através da Semana de Tecnologia da Construção Civil - SETECO, evento paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, ocorrendo de 17 a 22 de outubro, uma série de eventos que foram desde o Vale Tudo do Concreto, o desafio das Pontes de Macarrão, até minicursos e palestras técnicas abordando temas específicos e multidisciplinares.

A SETECO deste ano, coordenada pelos professores Beliana Carvalho e Samir Fagury, e com diversas colaborações, apresentou temas diversos cumprindo com os objetivos propostos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, diante do tema central proposto “Ciência alimentando o Brasil”. Os alunos e demais presentes puderam ter acesso a informações atuais e inovadoras.

Alguns temas abordados no evento: gerenciamento de projetos, impermeabilização na construção civil, mobilidade e acessibilidade urbana, eficiência energética, energias renováveis, softwares específicos da área de edificações, como o SketchUp, legislação sobre o Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), e por fim, legislação sobre regularização fundiária em Caraguatatuba.

A seguir apresentam-se imagens de alguns eventos da SETECO 2016.

Concursos Vale Tudo do Concreto e desafio das Pontes de Macarrão

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, respectivamente foram realizados os concursos “Vale Tudo do Concreto” e “Pontes de Macarrão”.

No Vale Tudo do Concreto, coordenado pelo professor José Américo A. S. Filho, onde os alunos participantes moldam corpos-de-prova de concreto para ruptura à compressão aos 7 dias de idade, utilizando principalmente conhecimentos da disciplina Materiais de Construção, o concreto mais resistente foi premiado. Já no concurso de Pontes de Macarrão, coordenado pelos professores Samir Fagury e Emerson Oliveira, onde os alunos constroem uma ponte em modelo reduzido, utilizando macarrão e cola, e através de um teste de carga a ponte é destruída, a ponte mais resistente e a mais bela foram premiadas.

No Vale Tudo do Concreto, que está no seu 8° ano de competições, os alunos moldam corpos-de-prova de concreto, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, principalmente as que se referem aos Materiais de Construção. Nesta competição é incentivada a utilização de materiais inovadores e alternativos para composição dos concretos, além das areias, pedras, cimentos que normalmente são utilizados. Durante a competição, que sempre reúne uma grande quantidade de participantes e espectadores, os corpos-de-prova são rompidos em uma prensa hidráulica. O mais resistente é o campeão. Nesta edição do Vale Tudo, a equipe campeã, composta pelos estudantes Gabriel Breschi e Jonatas Messias alcançou a resistência de 101,89 MPa, o que equivale aproximadamente a 1000 kgf/cm2. Esta resistência é muito superior a dos concretos utilizados em obras corriqueiras, que alcançam em torno de 350 kgf/cm2.

Já no concurso das Pontes de Macarrão, coordenado pelos professores Samir Fagury e Emerson Oliveira, tendo a colaboração da Técnica de Laboratório Julia Barale, os alunos constroem pontes em modelo reduzido, de acordo com regras pré-estabelecidas, utilizando macarrão espaguete n° 08 e colas fria ou quente. Esta, que foi a 3ª edição do concurso, apresentou uma grande variedade de modelos de pontes: treliçadas, estaiadas e em arco. As pontes foram julgadas no quesito beleza (estética) e no quesito resistência, no qual a ponte de macarrão é solicitada por meio de um balde preenchido com areia até à ruína da ponte. Nesta edição foram premiadas nos dois quesitos as equipes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Técnico em Edificações e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Segundo o prof. Samir Fagury, o concurso de Pontes de Macarrão remete diretamente aos ensinamentos de praticamente todas as disciplinas da área de Edificações, já que o trabalho em equipe, o planejamento, o conhecimento sobre os materiais de construção, e a avaliação estrutural dos modelos avaliados, são pontos extremamente importantes para o sucesso das equipes.

Alguns prêmios para ambos concursos foram doados pelas empresas MH Madeiras e VIDAL Equipamentos de Segurança.

A professora Beliana Carvalho, coordenadora da SETECO 2016, finalizou dizendo que o objetivo maior foi alcançado com o evento, que é de trazer atualidades relativas à Ciência e Tecnologia para os alunos e funcionários do câmpus, além de promover a inclusão e parcerias com outras instituições e empresas.