Início > Antigas > Projeto de extensão do IFSP realiza atividades educacionais em escola de Maresias

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 10h38 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 10h38

Na tarde do dia 16 de abril de 2015, uma equipe de estudantes bolsistas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, esteve na Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, localizada em Maresias, no litoral sul do município de São Sebastião, com o objetivo de realizar atividades educacionais experimentais e audiovisuais de cunho científico.

Alunos do IFSP com gestores da Escola Professora Edileusa BrasilAlunos do IFSP com gestores da Escola Professora Edileusa Brasil

Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba estiveram presentes nesta escola municipal, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, orientador destes bolsistas e coordenador do projeto de extensão “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais em escolas públicas do litoral norte de São Paulo”.

Alunos do IFSP e professores da Escola EdileusaAlunos do IFSP e professores da Escola Edileusa

Estiveram presentes os seguintes alunos do IFSP: Lucas Conelian de Oliveira, João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Rafael Brock.

Foto 3 - Professores da Escola EdileusaFoto 3 - Professores da Escola Edileusa

O convite para esta visita partiu de Gilberto Ribeiro Rafael, professor de matemática da escola Edileusa que se formou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba no ano de 2014.

Lucas Conelian juntamente com professores Gilberto e Ricardo Lucas Conelian juntamente com professores Gilberto e Ricardo

A equipe do IFSP foi recebida na Escola Edileusa pela diretora Leda dos Santos, pela vice-diretora Célia Lacerda e pela coordenadora pedagógica Cacilda Rodrigues. As atividades educacionais desta tarde foram organizadas em quatro espaços diferentes da escola e envolveram alunos dos 6os e 7os anos.

Na sala com recursos audiovisuais e com uma grande tela de televisão, o aluno e bolsista João Pereira Neto, por meio de uma apresentação com vídeos, filmes e documentários, discutiu temas associados à astronomia e à cosmologia.

João Pereira Neto e alunos da Escola EdileusaJoão Pereira Neto e alunos da Escola Edileusa

Na sala com computadores, o aluno e bolsista Lucas Conelian de Oliveira, desenvolveu atividades de modelagem matemática relacionadas à arte, por meio de um programa computacional de Polinomiografia.

Alunos da Escola Edileusa juntamente com Lucas ConelianAlunos da Escola Edileusa juntamente com Lucas Conelian

No pátio da Escola, a aluna e bolsista Adriana de Andrade trabalhou educacionalmente com o jogo de xadrez gigante e com tabuleiros normais de xadrez, situados sobre as mesas em um espaço adjacente.

Adriana ensinando em um tabuleiro de xadrez giganteAdriana ensinando em um tabuleiro de xadrez gigante

Finalmente, numa última sala, os alunos e bolsistas Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Rafael Brock, apresentaram alguns experimentos simples de física e alguns jogos matemáticos desafiadores.

Ariane Horta, Gilberto Rafael e alunos da Escola EdileusaAriane Horta, Gilberto Rafael e alunos da Escola Edileusa

No final da tarde, na saída da escola, diversos alunos solicitaram que a equipe retornasse em breve a esta escola, o que revelou o grande e genuíno interesse que estas atividades educacionais despertaram entre eles.

Rafael Brock e experimento sobre condutividade elétricaRafael Brock e experimento sobre condutividade elétrica