Início > Antigas > Professor do IFSP discute o desenvolvimento de Caraguatatuba em congresso na Itália

Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2015, 16h40 | Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2015, 16h40

No mês de Abril de 2015, o Prof. Dr. Francisco Fabbro Neto, da área de Edificações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Caraguatatuba, fez um curso de formação e participou de um congresso sobre impactos ambientais que ocorreu na cidade de Florença, Itália. O curso de “Avaliação de Efeitos Cumulativos” foi ministrado por dois professores, um da Universidade de Oxford e outro da Universidade de Calgary. No curso, foram apresentados os conceitos de impactos ambientais cumulativos, formas de identificação dos corpos receptores, elaboração de cenários de desenvolvimento, gerenciamento dos impactos ambientais e proposição de medidas mitigadoras. O curso foi selecionado em função da proximidade com a problemática atual de desenvolvimento de Caraguatatuba (SP). Atualmente, alguns empreendimentos estão instalando-se na porção sul do município, mas eles estão sendo analisados de maneira fragmentada por distintos Estudos de Impacto Ambiental. Entretanto o resultado da interação destes empreendimentos preocupa a população atual e precisa ser melhor compreendido e avaliado.

Foto 2Foto 2

O caso do desenvolvimento de Caraguatatuba foi apresentado pelo professor Francisco durante a 35ª Conferência Anual da International Association for Impact Assessment: Impact Assessment in the Digital Era. O artigo foi apresentado na seção “Oil For Development: contry expiriences with impact assessment in the digital era”. Esta seção foi dedicada às discussões sobre a exploração de petróleo e os instrumentos de gerenciamento ambiental, atualmente aplicados em países em desenvolvimento; foram apresentados casos da África do Sul, Líbano, Myanmar e Brasil.

Para o professor Francisco, “a realização de um curso de capacitação profissional e a participação em um congresso internacional, cujo público alvo foi composto não só de membros das universidades, mas também, de órgãos ambientais do poder público, empresas de consultoria, empreendedores e agências internacionais de financiamento, traz uma visão mais completa da problemática ambiental. Afinal, devem ser consideradas as diferentes percepções dos atores envolvidos”.

Foto 1Foto 1

As discussões e o curso de formação permitem um aprimoramento direto nas aulas ministradas pelo professor aos alunos do curso técnico de Edificações do câmpus Caraguatatuba. O professor é responsável pela disciplina de Impactos Ambientais, na qual é discutido o sistema de licenciamento ambiental paulista e os processos em andamento no Litoral Norte. Desta maneira, os alunos poderão ficar mais atualizados acerca das inovações do cenário internacional sobre o assunto. A participação em eventos internacionais deste porte é uma forma de a comunidade do IFSP Caraguatatuba conectar-se ao mundo e às questões discutidas sobre a temática ambiental.