Professor do IFSP-Caraguatatuba participou do INTERCOM 2016

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h41 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h41

Entre os dias 5 e 9 de setembro de 2016, o Prof. Me. Rafael Nogueira Luz, da área de Matemática do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participou do XXXIX Congresso Nacional da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Educação) que ocorreu na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, ele esteve acompanhado pela professora Thaís Figueiredo de Souza, da Escola Naval de Angra dos Reis.

O tema deste Congresso foi “Comunicação e Educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação” dando ênfase ao fato de que a interface Comunicação/Educação ampliou-se e constitui-se em um espaço fundamental para democratização das relações e inclusão social.

A escolha do tema do Congresso destacou o reconhecimento da ECA-USP a respeito da importância do cruzamento dos caminhos da Educação e da Comunicação na sociedade contemporânea e da integração interdisciplinar entre estas duas áreas do pensamento e do trabalho humano. A interface criativa entre Comunicação e Educação permite criar uma força transformadora numa sociedade que busca superar suas desigualdades e se debate contra a lógica de interesses de poucos no mercado. O INTERCOM priorizou a discussão acerca da formação de profissionais qualificados para a Comunicação e a Educação, num mundo em profunda transformação, bem como o debate sobre a apropriação das novas tecnologias em direção às metas cidadãs que são fundamentais numa sociedade que se pretende democrática e solidária.

Em uma das atividades importantes deste evento, o Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares apresentou o conceito de “educomunicação”, fazendo um relato dos trabalhos que vem desenvolvendo e destacando a relevância da questão da alfabetização midiática dos cidadãos para a sociedade atual.

A participação de docentes do IFSP-Caraguatatuba em congressos como este colabora imensamente com a produção acadêmica e o desenvolvimento institucional, trazendo benefícios diretos e indiretos para toda a comunidade do próprio IFSP, pelo fato de o professor se atualizar em questões importantes referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão.