Professor do IFSP-Caraguatatuba participa de programa de capacitação na Finlândia

Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 15h10 | Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 15h10

O professor Marcelo Rosa Hatugai do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba está participando do programa de capacitação "Professores para o Futuro" realizado por três universidades de ciências aplicadas da Finlândia - TAMK Tampere University of Applied Sciences, HAMK Häme University of Applied Sciences e HAAGA-HELIA University of Applied Sciences.

Professor Marcelo em frente à entrada da Tampere University of Applied SciencesProfessor Marcelo em frente à entrada da Tampere University of Applied Sciences

O objetivo principal do programa é aprender com os professores, pesquisadores, alunos e profissionais dessas universidades como funciona o modelo de educação profissional da Finlândia, reconhecido mundialmente pela interação direta com o setor produtivo do país. Os estudantes, futuros profissionais de tecnologia, aprendem sobre suas profissões ao participarem de projetos desenvolvidos por empresas em estreita cooperação com as universidades, desenvolvendo ciência aplicada durante sua formação.

Durante cinco meses, um grupo de 35 professores brasileiros selecionados para o programa (todos eles de Institutos Federais situados em diferentes estados do Brasil) participam de aulas sobre educação profissional, observam diversas aulas nas escolas e universidades finlandesas, desenvolvem pesquisa junto com os professores e pesquisadores das universidades parceiras e também visitam as empresas onde os estudantes finlandeses e internacionais desenvolvem seus projetos.

Logo no início das suas atividades na Finlândia, o professor Marcelo participou do “Demola”, um evento que reúne empresas e estudantes de tecnologia da TAMK para colaborarem no desenvolvimento de projetos e solução de problemas reais.

Professor Marcelo durante o evento "Demola"Professor Marcelo durante o evento "Demola"

O professor Marcelo viajou para a Finlândia no final do mês de janeiro de 2015, juntando-se ao grupo de professores brasileiros que irão estudar na universidade TAMK, localizada na cidade de Tampere. Outro grupo irá estudar na universidade HAMK, localizada na cidade de Hämeenlinna. Ao final do programa em junho, o professor retorna ao IFSP Caraguatatuba onde continua a desenvolver seu projeto de pesquisa de aplicativos para aprendizagem da língua inglesa, iniciado na TAMK. Além disso, o professor também deve disseminar e adaptar o modelo de ensino profissional finlandês nos cursos do IFSP onde atua como professor de línguas.

Docentes selecionados para o programa Professores para o Futuro em seu primeiro dia de aula na TAMKDocentes selecionados para o programa Professores para o Futuro em seu primeiro dia de aula na TAMK

O professor Marcelo é graduado em Licenciatura em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto, tecnólogo em Informática e Negócios pela FATEC de São José do Rio Preto e mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Trabalha como professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial, Ensino e Tecnologia nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerencias, Licenciatura em Matemática e Técnico em Administração do IFSP Caraguatatuba desde 2013, além de ter trabalhado em grandes empresas de tecnologia.