Professor da USP ministra colóquio no IFSP sobre a história da Física Quântica

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2015, 18h55 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 18h55

No dia 8 de abril de 2015, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, o Prof. Dr. Iuda Goldman ministrou um colóquio sobre a história da Física Quântica na primeira metade do século XX. O colóquio intitulou-se “Dos quanta de Planck aos transurânicos de Seaborg”. O professor Iuda é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e esteve no IFSP Caraguatatuba a convite do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professor Iuda durante a apresentação do colóquio.Professor Iuda durante a apresentação do colóquio.

O professor Iuda no início de sua apresentação salientou a importância do físico alemão Max Planck (1858-1947) que na virada do século XIX para o século XX propôs a ideia dos “quanta” de energia (pacotes de energia) com o objetivo de tentar resolver inconsistências que existiam na física da época sobre a interpretação da chamada radiação do corpo negro. Adicionalmente, foram apresentados dados que revelam como a física quântica (transistores, circuitos integrados, computadores, reatores nucleares, etc) produziu grande riqueza econômica ao longo do século XX, sendo hoje responsável por pouco menos que 10% do PIB mundial, em um cálculo estimativo aproximado. Por outro lado, nas décadas de 1940 e 1950, o cientista norte-americano Glenn Seaborg (1912-1999) foi o responsável pela descoberta e identificação de 10 elementos transurânicos (ou seja, elementos com número atômico maior que o número atômico do elemento urânio). Um destes elementos, o Seabórgio (com número atômico 106, ou seja, com 106 prótons no núcleo de seus átomos) recebeu este nome justamente em homenagem ao próprio Seaborg. Tanto Planck, quanto Seaborg receberam o Prêmio Nobel.

Professores Iuda e Ricardo com bolsistas de extensão e de iniciação científica do IFSPProfessores Iuda e Ricardo com bolsistas de extensão e de iniciação científica do IFSP

O público presente ao auditório foi composto de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de outros cursos do IFSP. Também compareceram membros da comunidade externa ao IFSP. Cerca de 30 alunos de turmas do primeiro e do segundo anos do ensino médio da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, situada no município de Ubatuba, estiveram presentes ao colóquio, acompanhados pelo seu professor de física, Candido Osvaldo de Moura.

Professor Candido Moura juntamente com seus alunos, no pátio do IFSPProfessor Candido Moura juntamente com seus alunos, no pátio do IFSP

Os alunos da Escola Tancredo Neves foram recebidos, antes do início do colóquio, pelo diretor do campus Caraguatatuba, o professor Nelson Alves Pinto, pela diretora do campus avançado de Ubatuba, Sheyla Gorayeb Silva, e pela coordenadora de extensão do campus Caraguatatuba, a professora Tânia Cristina Lemes Soares Pontes. Os três fizeram um breve apanhado das atividades realizadas pelo IFSP. Após esta apresentação, estes alunos conheceram alguns dos espaços educacionais existentes no IFSP Caraguatatuba.

Professores Candido, Iuda e RicardoProfessores Candido, Iuda e Ricardo

Ao final do Colóquio, foi apresentada uma tabela periódica assinada pelo próprio Glenn Seaborg, que os professores Ricardo e Iuda conseguiram quando estiveram na Universidade da Califórnia em Berkeley (instituição onde Seaborg trabalhava), no ano de 1997.

Tabela Periódica autografada por SeaborgTabela Periódica autografada por Seaborg