Início > Antigas > Pesquisa revela visões da comunidade do IFSP-Caraguatatuba sobre questões educacionais

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 12h33 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 12h33

No dia 21 de novembro de 2016, uma segunda-feira, foi realizada uma pesquisa de opinião pública sobre a educação pública e as perspectivas para o futuro, sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e que contou com o apoio de seus bolsistas de iniciação científica e de extensão do programa “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Um questionário com três (3) perguntas foi respondido individualmente (a caneta) por um total de 525 cidadãos, na entrada do prédio do IFSP-Caraguatatuba, durante o período de tempo entre as 7:00 da manhã e as 19:30 da noite, e depositado pelo próprio cidadão pesquisado em uma urna selada, de modo a manter o sigilo e o anonimato de cada resposta individual.

Uma das questões perguntou aos pesquisados se eles eram a favor ou contra a continuação da expansão da rede federal de ensino por meio da criação de novos câmpus de Institutos Federais (como o IFSP) ou mesmo de Universidades Federais, na medida do possível, em cidades do porte de Caraguatatuba que ainda não tenham um câmpus: 90,5 % se declararam a favor da expansão da rede federal de ensino, enquanto 4,0% se declararam contra. Este resultado indica que a comunidade do IFSP valoriza academicamente a presença da instituição no município de Caraguatatuba, e consequentemente defende por ampla maioria que outras cidades também precisam ter um câmpus de um Instituto Federal para impulsionar o seu desenvolvimento educacional, científico e tecnológico.

Outra questão perguntou aos pesquisados se eles eram a favor ou contra que os estudantes de instituições de ensino públicas, como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), passassem a ter que pagar mensalidades para poderem estudar: 93,3 % dos pesquisados se declararam contra que estudantes tivessem que passar a pagar para estudar em instituições de ensino públicas, enquanto 3,0% se declararam a favor.

Uma questão adicional perguntou aos pesquisados se eles eram a favor ou contra a privatização de instituições de ensino públicas, como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP): 85,5% dos pesquisados declaram ser contra a privatização de instituições de ensino públicas, enquanto 5,7% se declaram a favor. Nesta questão ocorreu uma porcentagem razoavelmente significativa de pesquisados (9,3%) respondendo “não sei”. Durante o transcorrer da pesquisa (a duração foi doze horas e trinta minutos), alguns estudantes revelaram pessoalmente aos pesquisadores que não sabiam o significado da palavra “privatização”, o que revela que há um desconhecimento por parcela dos estudantes a respeito deste tema importante no atual debate sobre políticas públicas em nosso país.

A comunidade participou de forma ativa da pesquisa, com a imensa maioria das pessoas, que entraram no IFSP neste dia, dedicando um pouco de seu valioso tempo para responder as perguntas requeridas no questionário. Do total de pesquisados, 76,4% eram estudantes do IFSP, 6,3% eram docentes do IFSP, 4,8% eram técnico-administrativos do IFSP, 8,2% se enquadrava em outra categoria (funcionários terceirizados, pais de alunos, ex-alunos, visitantes, etc.) e 4,4% não respondeu a este respeito. Não foi realizada uma amostragem nesta pesquisa.

Gráfico com a distribuição das porcentagens de pesquisados por categoria (professor, técnico administrativo, estudante, outra categoria)Gráfico com a distribuição das porcentagens de pesquisados por categoria (professor, técnico administrativo, estudante, outra categoria)

Esta pesquisa procurou investigar temas educacionais importantes na atual conjuntura em que vive o país. Seu objetivo principal foi de a que a comunidade do IFSP-Caraguatatuba passasse a conhecer mais sobre si mesma. Adicionalmente, ela permite que existam mais dados a respeito da realidade da rede federal de ensino, colaborando assim para que possam ser tomadas melhores decisões em temáticas relacionadas aos aspectos abordados na pesquisa. Por fim, pesquisas como estas são importantes para que a comunidade do IFSP passe a conhecer melhor a si mesma.

As opiniões e os pontos de vista manifestados na atividade descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.