Início > Antigas > Palestra “Produtos e soluções Tigre”

Palestra “Produtos e soluções Tigre”

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 13h37 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2015, 13h37

No dia 18 de março de 2015, o curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Caraguatatuba, apresentou duas palestras da empresa TIGRE®. As palestras foram proferidas pelo Técnico em construção civil Guilherme Balbino, responsável pela divulgação de novos produtos da empresa. A primeira palestra foi apresentada aos alunos dos módulos vespertinos, e posteriormente apresentada também aos alunos dos módulos noturnos.

tigre-5tigre-5

A Tigre S/A é uma empresa brasileira fundada em 1941, é atualmente a 11ª empresa mais internacionalizada do Brasil, uma grande multinacional brasileira que está presente em mais de 40 países, contando com 6.800 funcionários e 21 fábricas, sendo 9 no Brasil e 12 no exterior. Os produtos da Tigre detêm hoje 60% do mercado brasileiro, em 2011 a companhia investiu R$ 250 milhões na modernização dos equipamentos e instalações, construção de uma fabrica de registros, e ações de marketing. A Tigre está ligada diretamente à indústria da construção civil, que tem papel de destaque no desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Sendo assim, os futuros técnicos em edificações do IFSP Caraguatatuba tiveram a oportunidade de conhecer produtos e soluções para instalações prediais e infraestrutura, informações cruciais para a formação dos alunos.

Ao longo das palestras foram apresentados diversos produtos e soluções para instalações prediais, tendo como foco as instalações de água fria, água quente, e esgoto. Novos produtos também foram apresentados, como por exemplo, o sistema PEX, um sistema predial flexível, que pode conduzir tanto água fria como água quente, e que provavelmente irá substituir as redes convencionais rígidas nas edificações do futuro.

tigre-4tigre-4

O professor do IFSP Caraguatatuba, Emerson Oliveira, responsável pela organização da palestra, informou que a indústria da construção civil, que responde por cerca de 15% do PIB do país (Produto Interno Bruto), apresenta mensalmente o lançamento de novos materiais e técnicas construtivas inovadoras. Com isso, é de suma importância que os alunos do curso tenham contato constante com as grandes empresas do mercado brasileiro de construção civil.

A professora Silvete Soares, coordenadora do curso Técnico em Edificações, complementou citando que, no mês de março de 2015, ocorreu a FEICON (Feira internacional da construção) em São Paulo, e que muitos dos alunos do curso Técnico em edificações puderam comparecer ao evento, com o intuito de conhecer as atualidades do mercado de sistemas construtivos e componentes de construção.