Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra “Acessibilidade” - SNCT 2014

Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2014, 17h26 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 17h26

No dia 13 de outubro de 2014, o curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Caraguatatuba apresentou, através da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, a palestra/dinâmica “Acessibilidade”, sobre a NBR 9050/2004, que é a Norma técnica brasileira que rege padrões de acessibilidade. A palestra foi proferida pelo Prof. Antonio César Abboud, que é secretario adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Dinâmica realizada pelo Prof. AbboudDinâmica realizada pelo Prof. Abboud

A primeira parte foi iniciada com uma dinâmica com os participantes, através da qual todos os presentes foram vendados, tendo sua visão completamente suprimida, em seguida o prof. Abboud e sua equipe coordenaram um passeio pelo campus do IFSP Caraguatatuba, e posteriormente estendendo o passeio monitorado pelas ruas no entorno do campus.

Além de professores e servidores do campus, o aluno Marcos Wellington de Souza, aluno do curso de Aconselhador em Dependência Química pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego),  que é deficiente visual, participou da dinâmica e colaborou fornecendo diversas recomendações aos participantes durante o passeio “sem visão”. Com isso os participantes puderam perceber as dificuldades diárias que uma pessoa com necessidades especiais e idosos atravessam, quer sejam em calçadas e rampas que não apresentam piso tátil ou largura adequada para a passagem de uma cadeira de rodas, quer sejam no tocante a acessos às edificações; e como o poder público e a coletividade podem colaborar para a melhoria das condições de acessibilidade nas cidades brasileiras. Após a dinâmica, foi dado inicio à palestra em sala de aula, na qual o prof. Abboud apresentou dados específicos sobre a NBR 9050/2004, e diversos casos reais de dificuldade de acesso e como melhorá-las, tanto em prédios antigos, como os que estão em fase de projeto.

Aluno Marcos Wellington, que é deficiente visual, no entorno do câmpus com outros participantes da dinâmicaAluno Marcos Wellington, que é deficiente visual, no entorno do câmpus com outros participantes da dinâmica

“Foi de suma importância a participação dos futuros Técnicos em Edificações nesta dinâmica.” Disse o prof. Samir Fagury, um dos coordenadores da Semana Nacional de Tecnologia no IFSP – campus Caraguatatuba, que também acompanhou a dinâmica. “Com isso os alunos puderam aprender vivenciando as situações reais de acesso, e absorvendo estas informações técnicas em relação à acessibilidade, sobretudo tendo a experiência de não enxergar os acessos das edificações e vias públicas.”

O prof. Samir complementou dizendo que, segundo o IBGE/2012, cerca de 24% da população brasileira apresenta alguma necessidade especial, quer seja motora, visual ou auditiva. Esse dado vem de encontro à questão da acessibilidade, que significa não apenas permitir que pessoas portadoras de necessidades especiais participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas também a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

img_1336img_1336

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) contribui com as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos idosos, sendo um órgão de ação fundamental na articulação de políticas existentes e elaboração de novos projetos específicos que envolvam os demais setores do governo municipal de Caraguatatuba e da sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página