Início > Antigas > O “batismo” do sinal pessoal faz parte da Cultura Surda

O “batismo” do sinal pessoal faz parte da Cultura Surda

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 09h20 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2015, 09h20

Todas as pessoas podem ter seu sinal em Libras. O ato de “dar um sinal” a uma pessoa recebe o nome de batismo. Uma pessoa possuidora de um sinal próprio, sempre que for apresentada a um surdo, soletrará seu nome através da datilologia, ou seja, soletrar cada letra do seu nome por meio do alfabeto manual e em seguida apresentará o seu sinal pessoal.

f1-17f1-17

Este sinal deve ser criado e é dado por um surdo, sendo antiético ser batizado por um ouvinte, pois o batismo faz parte da Cultura Surda. O surdo, após observar as características da pessoa e conversar com ela, irá atribuir o sinal de identificação pessoal, não podendo mais ser alterado.

Este sinal é usado como uma forma mais prática e visual de identificação das pessoas dentro da comunidade surda e ouvintes na sociedade.

f1-19f1-19

O sinal é atribuído a partir da observação de três aspectos principais:

• Característica física;
  • Comportamento marcante, manias;
  • Apelido.

Respeitando a Comunidade e Cultura Surda, a professora de Libras, Izabela Alves, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba, convidou as surdas Flora Prado e Thaís Monteiro, ambas da região, para fazerem as Sinalizações Pessoais dos alunos dos Cursos Superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Foram feitos alguns registros fotográficos desse grande encontro cultural:

f1-141f1-141

f1-8f1-8