Início > Noticias > Livros de Física adquiridos com recursos da FAPESP são doados para a Biblioteca

Livros de Física adquiridos com recursos da FAPESP são doados para a Biblioteca

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 11h03 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 11h03

Em 28 de março de 2019, quinta-feira, o estudante Rafael do Nascimento Sorensen, do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, doaram 30 livros de Física para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba. Os livros foram adquiridos com os recursos da reserva técnica da bolsa de iniciação científica da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de Rafael Sorensen, em sua pesquisa sobre o tema “Ficção Científica e Ensino de Física”.

Rafael Sorensen e professor Ricardo Plaza na Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba

Pelas regras da FAPESP, até 10% do valor total das bolsas de iniciação científica recebidas pelo bolsista ao longo de 12 meses, constituem a denominada reserva técnica que pode ser utilizada para a aquisição, por exemplo, de equipamentos científicos ou livros que sejam úteis para a pesquisa em questão, com a condição de que estes equipamentos ou livros sejam doados ao final da investigação para a instituição na qual o aluno bolsista estuda.

Maria José, Ricardo Plaza, Mariana Maltez e Tamy Silva na biblioteca do IFSP-Caraguatatuba

O professor Ricardo Plaza e o licenciando Rafael Sorensen estiveram previamente na Biblioteca onde conversaram com as servidoras técnico-administrativas Maria José dos Santos, Mariana Maltez Fialho, Tamy Gedinia T. G. Silva e Laura dos Santos Cerqueira (bibliotecárias) deste setor, esclarecendo que ocorreria a doação de livros adquiridos com recursos da FAPESP, de modo a beneficiar todo o corpo discente do IFSP-Caraguatatuba, sobretudo os estudantes do curso de Licenciatura em Física deste campus.

Laura Cerqueira e Ricardo Plaza na biblioteca do IFSP-Caraguatatuba

Os 30 livros que foram doados ao IFSP-Caraguatatuba foram os seguintes:

- “FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA” de RICHARD FEYNMAN (Editora Livraria da Física)

- “FÍSICA DE PARTÍCULAS VISTA PELAS INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS” de THALES COSTA SOARES (Editora Livraria da Física)

- “FÍSICA DE PARTÍCULAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA” de MARCO ANTONIO MOREIRA (Editora Livraria da Física)

- “TEORIA DA RELATIVIDADE NO NÍVEL MATEMÁTICO DO ENSINO MÉDIO” de HÉLIO V. FAGUNDES (Editora Livraria da Física)

- “A ORIGEM HISTÓRICA DA RELATIVIDADE ESPECIAL” de ROBERTO DE ANDRADE MARTINS (Editora Livraria da Física)

- “DETECÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS PELOS SERES VIVOS” de DANIEL ACOSTA AVALOS (Editora Livraria da Física)

- “FUNDAMENTOS, ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA” de ADEMIR E. DE SANTANA e RONNI G. GOMES DE AMORIAM (Editora Livraria da Física)

- “FLUORESCÊNCIA E APLICAÇÕES EM BIOFÍSICA” de AMANDO SIUITI ITO, MARINA BERARDI E WALLACE MOREIRA PAZIN (Editora Livraria da Física)

- “O QUE SAO QUARKS, GLUONS, BOSONS DE HIGGS, BURACOS NEGROS E OUTRAS COISAS ESTRANHAS?” de FRANCISCO CARUSO, VITOR OGURI e ALBERTO SANTORO (Editora Livraria da Física)

- “DO ATOMO GREGO A FISICA DAS INTERACOES” de FRANCISCO CARUSO e ALBERTO SANTORO (Editora Livraria da Física)

- “O MUNDO DAS PARTICULAS DE HOJE E DE ONTEM” de GILVAN ALVES, FRANCISCO CARUSO, HÉLIO DA MOTTA e ALBERTO SANTORO (Editora Livraria da Física)

- “UM MUNDO INTEIRAMENTE NOVO SE REVELOU: UMA HISTÓRIA DA TÉCNICA DAS EMULSÕES NUCLEARES” de CÁSSIO LEITE VIEIRA (Editora Livraria da Física)

- “MICROONDAS - COLEÇÃO TEMAS ATUAIS DE FÍSICA (SBF)” de REGINA PINTO DE CARVALHO (Editora Livraria da Física)

- “ELETRODINÂMICA CLÁSSICA” de JOSÉ MARIA FILARDO BASSALO (Editora Livraria da Física)

- “OS BURACOS NEGROS NA CIÊNCIA ATUAL: UM BREVÍSSIMO MANUAL INTRODUTÓRIO” de JORGE E. HORVATH e PAULO S. CUSTÓDIO (Editora Livraria da Física)

- “EQUAÇÃO DE SCHRÖDINGER NO CALEIDOSCÓPIO” de BASÍLIO BASEIA e VANDERLEI SALVADOR BAGNATO (Editora Livraria da Física)

- “APRENDENDO A LER O CÉU - PEQUENO GUIA PRÁTICO PARA ASTRONOMIA OBSERVACIONAL” de RODOLFO LANGHI (Editora Livraria da Física)

- “COMMENTARIOLUS - PEQUENO COMENTÁRIO DE NICOLAU COPÉRNICO SOBRE SUAS PRÓPRIAS HIPÓTESES ACERCA DOS MOVIMENTOS CELESTES” de NICOLAU COPERNICO (Editora Livraria da Física)

- “SUPERNOVAS E COSMOLOGIA” de ANTONIO MANUEL ALVES MORAIS (Editora Livraria da Física)

- “TELESCÓPIOS AMADORES - TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO E CONFIGURAÇÃO ÓTICA” de HUGO ABI KARAM (Editora Livraria da Física)

- “ARQUIMEDES, O CENTRO DE GRAVIDADE E A LEI DA ALAVANCA” de ANDRÉ KOCH TORRES ASSIS (Editora Livraria da Física)

- “A VISITA DE MARIE CURIE AO BRASIL” JOÃO PEDRO BRAGA e CÁSSIUS KLAY NASCIMENTO (Editora Livraria da Física)

- “BERNAL (BIOGRAFIA)” de RAQUEL GONÇALVES-MAIA (Editora Livraria da Física)

- “BOHM (BIOGRAFIA)” de BASSALO e CARUSO (Editora Livraria da Física)

- “MEITNER (BIOGRAFIA)” de BASSALO e CARUSO (Editora Livraria da Física)

- “OPPENHEIMER (BIOGRAFIA)” de BASSALO e CARUSO (Editora Livraria da Física)

- “LEITE LOPES (BIOGRAFIA)” de BASSALO e CARUSO (Editora Livraria da Física)

- “O QUE É A TEORIA DA RELATIVIDADE?” de L. LANDAU e Y. RUMER (Editora Hemus)

- “ENERGIA NUCLEAR E ADJACÊNCIAS” de ALFREDO MARQUES (Editora UERJ)

- “TEORIA DA RELATIVIDADE - O CAMINHO DE LORENTZ - A REVOLUÇÃO DE EINSTEIN” de JADER BENUZZI MARTINS (Editora Ciência Moderna)

Livros doados à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba

Com esta doação, o estudante Rafael Sorensen e o professor Ricardo Plaza esperam colaborar para a formação dos alunos do IFSP-Caraguatatuba, pelo acesso a livros importantes em áreas como a Física, o Ensino de Física e a História da Ciência.