Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > IFSP participa do 1º Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte
Início do conteúdo da página
Empreendedorismo

IFSP participa do 1º Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 15h18 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 15h21

No mês de Junho, entre os dias 3 e 5 foi realizado o Primeiro Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte Paulista, na cidade de São Sebastião. O professor Dr. Francisco Fabbro Neto ministrou a palestra “Planejamento Empreendedor para Cidades Turísticas: A gestão da Segurança Hídrica aplicada ao Uso e Ocupação do Solo”, no Teatro Municipal de São Sebastião, fechando as atividades do segundo dia do evento.

A palestra abordou alternativas para aliar o controle da falta de água e de enchentes ao planejamento urbano, tendo como estudo de caso o chamado Plano de Segurança Hídrica de Caraguatatuba. O referido plano está em processo de elaboração pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte desde o ano de 2014, e adota a metodologia aplicada pela Organização Mundial da Saúde. A atual metodologia possui um enfoque qualitativo sobre os recursos hídricos, se preocupando com a qualidade da água desde a coleta no manancial até a torneira do consumidor.

Entretanto, a atual abordagem pode ser incrementada com dados quantitativos, incluindo a gestão dos eventos hídricos extremos de seca e inundação. O fenômeno da seca é entendido não somente como a escassez de recurso, mas também pelo não atendimento à demanda em épocas de pico, como acontece na temporada veranista de regiões turísticas. Já o fenômeno de inundação está cada vez mais frequente no Litoral Norte, provocando deslizamento de encostas e interdição de rodovias, entre outros aspectos. A ideia é aceitar os eventos hídricos extremos como inevitáveis, e antecipar a mitigação desses problemas por meio de diretrizes de uso e ocupação do solo, a fim de compatibilizar o desenvolvimento urbano com as características climáticas locais.

Esse tema foi estudado pelo professor durante o estágio de pós-doutorado realizado na Universidade de Barcelona, na Espanha, financiado pela FAPESP (processo 2017/09.617-1). A participação no congresso levou os resultados da pesquisa aos moradores do litoral norte. Para o professor, "a discussão com as partes interessadas é de suma importância, pois permite refinar os resultados da pesquisa realizada no exterior". O professor agradece aos participantes do 1º. Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte Paulista pelas contribuições oferecidas.

Professor discute estratégias para aprimorar a competitividade turística por meio da gestão dos fenômenos hídricos extremosProfessor discute estratégias para aprimorar a competitividade turística por meio da gestão dos fenômenos hídricos extremos

registrado em:
Fim do conteúdo da página