NAPNE


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NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE)

O Instituto Federal conta com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, mais conhecido como NAPNE, que é formado por servidores responsáveis por criar projetos, prestar apoio educacional, orientar estudantes com deficiências, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades, entre outras atribuições, difundindo e programando diretrizes de inclusão no âmbito do câmpus.

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP do câmpus Caraguatatuba é um núcleo propositivo e consultivo que media as ações inclusivas no câmpus, buscando o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos.

Este núcleo realiza ações como identificar a ausência de estrutura adequada no câmpus, e encaminhar solução de providências; capacitação; acessibilidade, viabilização de Políticas Públicas e aquisição de equipamento que favoreçam a qualidade de aprendizagem do aluno. Todas essas ações visam colaborar na formação técnica e humana do aluno, promovendo sua inserção no mundo do trabalho, sua autonomia no exercício de direitos e na sua construção como cidadão.

Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um.

O NAPNE articula pessoas e instituições desenvolvendo ações de implantação e implementação do Programa TEC NEP (Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas) no âmbito interno, envolvendo servidores, discentes e a comunidade. Tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade, e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

Conforme Resolução n. 137, de 4 de novembro de 2014, título III, artigo 3º, são objetivos do NAPNE:

I. Criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;

II. Prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do câmpus;

III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do câmpus;

IV. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão no IFSP.

V. Promover a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação como diretrizes do câmpus.

Equipe do NAPNE – IFSP Câmpus Caraguatatuba:
Mariana Ricatieri (função: representante do NAPNE – Câmpus CAR)
Kalebe Monteiro Xavier (função: secretário do NAPNE – Câmpus CAR)
Ana Regina Vasconcellos Mousessian
Andressa Mattos Salgado Sampaio
Danilo Monteiro da Silva
Maíra Ferreira Martins
Maria Dulce Monteiro Alves
Mariângela de Lara Morais Daibert
Teresa Cristina Cardoso Pereira Leite Daniel

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