Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Mostra de vídeos na Semana Cultural do IFSP discutiu “As mulheres e suas lutas”
Início do conteúdo da página

Mostra de vídeos na Semana Cultural do IFSP discutiu “As mulheres e suas lutas”

Publicado: Sábado, 20 de Mai de 2017, 07h54 | Última atualização em Sábado, 20 de Mai de 2017, 07h54

No dia 16 de maio de 2017, terça-feira, entre 16h15 e 17h55, durante a Semana Cultural, aconteceu uma Mostra de Vídeos intitulada “As mulheres e suas lutas”, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Juliana Caroline da Silva Sousa, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen), bem como de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos e Izabela Duarte).

Professor Ricardo com bolsistas que organizaram a Mostra de vídeos “As mulheres e suas lutas”Professor Ricardo com bolsistas que organizaram a Mostra de vídeos “As mulheres e suas lutas”

Os vídeos apresentados foram selecionados principalmente pelas bolsistas Juliana e Júlia que os escolheram de modo a apresentar um panorama geral a respeito do tema desta Mostra. Um dos principais curtas apresentados é o “Marie Curie – Desenhando minha vida! (Legendado em português)”, com cerca de 5 minutos, sobre a cientista de origem polonesa que ganhou dois prêmios Nobel e que foi legendado pela própria equipe de bolsistas a partir da versão em inglês “Marie Curie – Draw my life” e que pode ser assistido no link: <https://www.youtube.com/watch?v=g-kbcYeDm_c>.

Júlia e Juliana apresentam os vídeosJúlia e Juliana apresentam os vídeos

Dentre os vídeos selecionados para serem apresentados estão:

- Um poema sobre Dandara (companheira de Zumbi dos Palmares): <https://www.youtube.com/watch?v=dTYo9Pa2TEM>.

- Uma minibiografia da artista mexicana Frida Kahlo, um ícone do feminismo: <https://www.youtube.com/watch?v=D4Y7ec_F4Vg>.

- Um vídeo que explica a Lei Maria da Penha: <https://www.youtube.com/watch?v=djMNK2n0ogQ>.

- A música “Survivor” de Clarice Falcão sobre a liberdade feminina: <https://www.youtube.com/watch?v=NlxFf40Lqx4>.

- O discurso da atriz Emma Watson sobre feminismo, em uma campanha da ONU (“He for She”): <https://www.youtube.com/watch?v=rq-jogDdKFU>.

- A música “Til it happens to you” de Lady Gaga sobre a violência e abusos sexuais contra mulheres em faculdades e instituições de ensino superior: <https://www.youtube.com/watch?v=ZmWBrN7QV6Y>.

- O discurso de uma feminista negra (“Não desiste, negra, não desiste!”) em um TEDx: <https://www.youtube.com/watch?v=FfDvjbsCFmM>.

- A explicação da escritora Simone de Beauvoir sobre sua famosa frase “Não se nasce mulher, torna-se”: <https://www.youtube.com/watch?v=nvlgLsHPPMY>.

- Um vídeo da campanha italiana “No mundo das Crianças não se bate em Mulheres”: <https://www.youtube.com/watch?v=4ccg0SOJXl8>.

- Um vídeo irônico e crítico sobre “meninas princesas”: <https://www.youtube.com/watch?v=bvwv_xdRJmo>.

- O vídeo “Os porquês do feminismo” com a professora Carla Rodrigues da UFRJ: <https://www.youtube.com/watch?v=7evVZzDNcGo>.

- Um vídeo produzido pela ONU sobre “Igualdade de gêneros”: <https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc>.

- Um vídeo produzido pela ONU sobre “Empoderamento das mulheres”: <https://www.youtube.com/watch?v=6RSc_XYezig>.

- Vídeo em que a doutora em filosofia Marcia Tiburi fala sobre feminismo e o papel da mulher: <https://www.youtube.com/watch?v=ZKwzGDH-468>.

- Vídeo que apresenta 500 anos de pinturas da figura feminina na arte ocidental: <https://www.youtube.com/watch?v=nUDIoN-_Hxs>.

Público presente na Mostra de Vídeos “As mulheres e suas lutas”Público presente na Mostra de Vídeos “As mulheres e suas lutas”

Os debates durante e após a exibição destes vídeos permitiram constatar a importância que os temas abordados neles têm, pois de alguma forma tocaram as mentes e os corações de muitos dos presentes. Mostras de vídeos e sessões de cinedebates são regularmente organizadas no IFSP-Caraguatatuba por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página