Mesa-redonda no IFSP discutiu Educação e Políticas Afirmativas

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h28 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h28

No dia 17 de maio de 2016, terça-feira, a partir das 19:00 horas da noite, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma mesa-redonda sobre “Educação e Políticas Afirmativas”, organizada pelo Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov (DAJED) que representa os estudantes dos diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba. João Pereira Neto – presidente do DEJAD e aluno do curso de Licenciatura em Matemática – conduziu os trabalhos desta mesa-redonda que foi uma atividade prevista dentro da programação da Semana Cultural do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem discutida durante o eventoImagem discutida durante o evento

Uma das imagens mais discutidas durante o debate foi aquela que procurou de modo didático explicar acerca da diferença entre igualdade e justiça. Em linhas gerais a ideia por trás desta imagem e das políticas afirmativas é que somente tratando os desiguais de forma desigual é possível combater as desigualdades e, um dia, conseguir superá-las: uma forma de “discriminação” positiva pode ajudar pessoas em situação de desvantagem social histórica, tornando a sociedade mais justa e menos desigual. Assim sendo, para que a igualdade de oportunidades se materialize de fato – e não somente de direito – é importante a existência de políticas afirmativas que combatam séculos de exclusão e compensem as desigualdades que existem na sociedade.

Mesa redonda sobre Educação e Políticas AfirmativasMesa redonda sobre Educação e Políticas Afirmativas

A mesa-redonda contou com a participação de cinco membros. Após a apresentação dos membros, feita por João Pereira Neto, a primeira a falar foi a Profa. Dra. Andressa Mattos Salgado Sampaio, que leciona disciplinas da área de Educação para estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Ela destacou, em sua apresentação, a questão das novas demandas existentes na área da Educação e como esta nova realidade transforma o conceito acerca de qual tipo de educação precisamos.

Público presente nesta mesa-redondaPúblico presente nesta mesa-redonda

Na sequência, ocorreu a fala do Prof. Me. Elton Carlos Eller Pedrozo que é professor supervisor do programa PIBID em um convênio da Escola Municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, onde leciona, com o IFSP-Caraguatatuba. Ele destacou em sua fala as mudanças que aconteceram ao longo da história no sentido de procurar incluir setores sociais que eram antes excluídos, como foi o caso das mulheres.

Membros que participaram e organizaram a mesa-redondaMembros que participaram e organizaram a mesa-redonda

O próximo a falar foi o estudante da Universidade Mackenzie, Igor Pires da Silva, que destacou – a partir da sua vivência estudantil – a importância de intensificar a luta por mais espaços e por mais inclusão na Educação em todos os níveis.

A profa. Dra. Mirtes de Moraes, docente da área de História também da Universidade Mackenzie, expôs as suas ideias sobre o tema, tendo como pano de fundo os seus trabalhos acadêmicos em questões relacionadas a questões de raça, etnia, gênero, cultura e arte; um destaque em sua apresentação foi dado à imagem acerca do turbante, uma peça de raiz africana que ao tornar-se moda perdeu totalmente a sua origem histórica.

Finalmente, a licencianda em Matemática Juliana Caroline da Silva Souza, discorreu acerca de suas experiências em movimentos feministas e como bolsista-professora do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, ressaltando a importância de ampliar espaços de participação e de discussão como esta mesa-redonda.

De modo geral, os presentes ressaltaram que é fundamental ampliar e fortalecer políticas públicas afirmativas, como é o caso da política de cotas para alunos de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas nas Universidades e Institutos Federais. Após uma etapa de debate com perguntas feitas pelos presentes, o evento terminou com a equipe de organização da Semana Cultural entregando uma lembrança aos membros da mesa-redonda que gentilmente contribuíram com o debate de ideias ao compartilhar o seu conhecimento com todos os presentes.

Esta mesa-redonda contou com o apoio de diversos membros da comunidade do IFSP; foram fundamentais os apoios dados pela Profa. Ma. Amanda Maria Bicudo de Souza Almeida, pela pedagoga Mariana Ricatieri e pelo presidente regional da União estadual dos Estudantes (UEE) Lucas Demetrio Muniz.